Guia da Semana

Medicina na telinha

Se você é fã das séries médicas, saiba quais são os melhores seriados do gênero de todos os tempos

Foto: Divulgação/IMDB

Dr. Kildare foi uma das grandes séries precursoras do drama médico nos anos 60

Na década de 60, a televisão britânica e a estadunidense estreou um gênero de seriados que se tornou a grande febre da atualidade: os dramas médicos. A pioneira foi Emergency Ward 10, em 1957, mas a mais marcante dessa época foi Dr. Kildare. Já o programa que popularizou mesmo as séries médicas foi ER, que ficou 15 anos no ar e teve seu fim em 2009.

As sensações do momento são as séries House e Grey´s Anatomy, que contam, respectivamente, com os fantásticos diagnósticos desvendados pelo médico Dr. Gregory House e com o conturbado dia a dia da interna Dra. Merendith Grey e de seus colegas de trabalho. Para ajudar-lhe a entender a evolução desse gênero de seriado tão venerado atualmente, o Guia fez uma seleção das melhores séries médicas de todos os tempos. Confira!

Emergency Ward 10 1957-1967

Produzida pela ATV, a série foi veiculada no Reino Unido por uma década e é considerado o primeiro seriado médico da televisão. O cenário era o hospital fictício Oxbridge General e as histórias mostravam a rotina de médicos e enfermeiras cuidando dos seus pacientes. A abordagem do enredo também seguia para a vida pessoal dos seus personagens, assim como é feito nas atuais séries médicas.

Ben Casey 1961-1966

É um dos pioneiros dos dramas médicos na televisão. A série foi exibida nos Estados Unidos, pela rede ABC, na década de 60. Ela é lembrada pelos fãs da época por sua abertura marcante, em que uma mão desenhava símbolos em um quadro negro, ao mesmo tempo em que a voz do ator Sam Jaffe, que fazia parte do elenco, repetia as palavras: "Man, woman, birth, death, infiniy", que em português ficaria "Homem, mulher, nascimento, morte, infinito". O personagem principal Dr. Ben Casey era um jovem e idealista neurocirurgião, que foi brilhantemente interpretado por Vince Edwards.

Dr. Kildare 1961-1965

É considerada a maior rival da série Ben Casey, pois foram lançadas por canais concorrentes e no mesmo ano. Dr. Kildare foi exibido pela NBC, nos Estados Unidos, e narrava a história de James Kildare, vivido por Richard Chamberlain, que era um jovem interno do hospital Blair General e tentava aprender a sua profissão ao mesmo tempo em que tinha que lidar com os problemas dos pacientes e queria ganhar o respeito do seu supervisor, o Dr. Leonard Gillespie, interpretado por Raymond Massey. A série teve origem em uma sequência de filmes dos anos 30 e 40, e de um programa de rádio dos anos 50, em que o protagonista era o personagem Dr. James Kildare.


A primeira temporada de ER contava com um elenco de primeira, como George Clooney na pele de Dr. Doug Ross

ER 1994-2009

É considerada a grande série de drama médico de todos os tempos. Não é à toa que o seriado estadunidense, transmitido pela Sony, chegou a sua 15ª temporada. ER parou de ser transmitida - para a tristeza de seus fãs - em 2009 e teve um encerramento com chave de ouro, pois os grandes personagens da série voltaram a fazer parte da temporada final. A trama também retratou o dia a dia de um hospital de Chicago, o County General, e elucidou os problemas pessoais e os conturbados relacionamentos amorosos dos médicos e das enfermeiras. No Brasil, o ER era conhecido como Plantão Médico, transmitido pela Rede Globo, já em Portugal, o seriado recebia a alcunha de Serviço de Urgência.

Mulher 1998-1999

Contaminada pela febre no exterior, a TV Globo resolveu investir no gênero de séries médicas e produziu o seriado Mulher, que ficou no ar até dezembro de 1999 e, atualmente, pode ser revisto no Canal Viva. Os 62 episódios contam a história da vida de duas médicas: Martha Corrêa Lopes, interpretada por Eva Wilma, e Cristina Brandão, vivida por Patrícia Pillar. A trama é permeada pela paixão das médicas pelo seu trabalho, buscando sempre a ética para salvar vidas, às vezes até esquecendo-se de suas vidas pessoais. Era uma série que abordava questões polêmicas, principalmente, ao redor do universo feminino, como o aborto, gravidez na adolescência, eutanásia, Síndrome de Down, câncer e violência contra mulher.

House 2004 -

É uma das series mais aclamadas nos Estados Unidos e, também, no Brasil. House é considerada uma espécie de Sherlock Holmes da medicina, produzida originalmente pelo canal FOX desde 2004, transmitida nacionalmente pelo Universal Channel e que acabou de estrear sua sétima temporada. Para quem tem acesso somente à TV aberta, a série é veiculada pela Rede Record, mas está em temporadas antigas. A trama tem como protagonista o infectologista e nefrologista Dr. Gregory House, interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie. O médico destaca-se pela capacidade extraordinária de desvendar os diagnósticos mais complicados, juntamente com sua equipe, e também pelo humor ácido, cepticismo, comportamento anti-social e distanciamento dos pacientes, já que considera desnecessária a interação com eles.

Grey´s Anatomy 2005 -

Desde seu lançamento, em 2005, o seriado norte-americano tornou-se uma febre mundial. Tendo como personagem principal a residente hospital fictício Seatle Grace, Dra. Meredith Grey, vivida por Ellen Pompeo, a história começou focada no início da residência de Merendith e de seus amigos: Cristina, Izzie, George e Alex. A exposição de suas vidas amorosas e as adversidades constantes vividas no trabalho permeiam o enredo. A trama é ainda mais atraente pela relação amorosa entre Merendith e o conceituado neurocirurgião Derek Shepherd, também conhecido como McDreamy na série. Ao longo das temporadas, o elenco foi renovado com a chegada de novos internos e com as trocas de médicos, mas a série continua encantando seus fãs na sétima temporada, que estreou em outubro. Grey´s Anatomy é produzido pela ABC, mas transmitido pela Sony na temporada atual, no Brasil, e pelo SBT, em rede aberta.


O elenco todo da sétima temporada de Grey´s Anatomy em uma das cenas do seriado

Private Practice 2007 -

A série é um spin-off de Grey´s Anatomy, ou seja, é derivada desse outro famoso seriado estadunidense, pois a personagem de Addison Montgomery (Kate Walsh), que era uma médica ginecologista e obstetra, cresceu na trama e conquistou uma outra para protagonizar. Ele era a antiga Mrs. Shepherd, casada com o neurocirurgião Derek Shepherd, que o traiu e, após a separação, já na quinta temporada de Grey´s Anatomy, ela transferiu-se para a luxuosa clínica Oceanside, em Santa Mônica, na Califórnia. Ao lado de seus antigos amigos de profissão, Addison tenta reconstruir sua vida profissional e amorosa - que continua mais conturbada do que nunca.

In Treatment 2008 -

É estrelado por Gabriel Byrne no papel do Dr. Paul Weston, que concedeu ao ator um prêmio de melhor ator em série dramática no 66º Globo de Ouro. Já a série estadunidense, In Treatment, em exibição desde 2008, já foi é vencedora de um Globo de Ouro e dois Emmys. A produção fica por conta de Rodrigo García e o enredo baseia-se na célebre série israelense Be´tipul, de Hagai Levi. O ponto central da história é a vida do psicoterapeuta Dr. Weston e nas sessões de terapia com os seus pacientes.

Scrubs 2009 -

Para não fugir à regra dos dramas médicos, Scrubs também mescla a vida profissional e a pessoal dos personagens que trabalham no hospital de ficção Sacred Heart. Os episódios são protagonizados por John Dorian, J.D., que narra suas histórias pessoais conquistadas com seus inúmeros pacientes e com seus imprevisíveis colegas de trabalho, como seu antigo amigo de faculdade Chris Turk, a enfermeira Carla Espinosa e médica Elliot Reid, por quem se apaixona. A cada final do episódio, J.D. narra uma pequena moral filosófica. O seriado está no ar desde 2009, na ABC, e passa na TV à cabo pela Sony.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10