Guia da Semana

Foto: Getty Images


Mobiliar uma casa pode parecer uma tarefa complicada, mas, sem dúvida, o resultado compensa as muitas pesquisas em livros e revistas, visitas a lojas, tempo gasto com representantes e até mesmo viagens. Especificar, escolher e comprar móveis são algumas das atividades mais trabalhosas quando montamos uma residência, porque mescla o desafio de combinar peças que os clientes já possuem ao de imaginar a combinação daqueles vindos de diversos fornecedores. É neste momento que o profissional mostra habilidade de entender o estilo e forma de vida dos moradores e não repetir sempre uma fórmula única, o que torna os ambientes repetitivos e sem personalidade.


É um exercício de criatividade escolher entre inúmeras peças de vários fabricantes diferentes: além dos acabamentos e variações de texturas e cores, a combinação interessante, muitas vezes, pode ser resultado de um grande contraste. Os profissionais servem para orientar e nortear os clientes, para que a decoração não vire uma colcha de retalhos ou, ainda, evitar que o ambiente fique monótono, quando se tem medo de ousar mais. É lógico que muita gente consegue resultados bem agradáveis mesmo não sendo da área, com uma boa dose de pesquisa, tempo disponível e, acima de tudo, tranquilidade para escolher sem atropelos cada elemento.

Móveis de época e estilos que trazem lembranças ou fatos particulares dão um charme especial à decoração. Um ambiente, por mais moderno que seja, fica especialmente agradável quando recebe uma peça assim. Às vezes, ela chama atenção, em outras, apenas cumpre seu papel de complementar o espaço, guardando uma surpresa quando for notado por pessoas mais observadoras.

Visitar mostras de decoração passou a ser um programa. É bom perceber que as pessoas estão cada vez mais interessadas neste tema e cuidando de suas residências, porém, é preciso considerar que tudo aquilo foi feito por profissionais e, assim como desfiles, muitas vezes indicam tendências e não exatamente o que deve ser feito num ambiente residencial.

A sustentabilidade está presente neste setor, seja na procedência dos materiais, seja na fabricação, na reciclagem ou mesmo no transporte e nas embalagens. A indústria moveleira tem se adequado às necessidades do planeta.


O importante é sempre fazer com que o ambiente traga prazer tanto para seus donos como para as visitas. Insisto que cada canto da casa deve ser usado; para isso, todo sofá deverá ser confortável e escolhido minuciosamente dentro do conjunto, assim como a sala de jantar serve para as refeições dos moradores e não só em ocasião de visitas, pois este é um dos mais importantes momentos de integração da família.


Morar bem contribui para a qualidade de vida. É também uma maneira de se cuidar, assim como fazemos com nossa aparência. Nada como chegar em casa e nos identificarmos com este ambiente onde vamos descansar e desfrutar do convívio, encontrar objetos e móveis que foram cuidadosamente escolhidos não só pela estética, mas sim por toda a harmonização do ambiente.

Leia as coluna anteriores de Sylvia Figueiró:

O vidro

Madeira no piso

Reformar

Quem é a colunista: Uma pessoa de bem com a vida.


O que faz:Arquiteta, atua nas áreas residencial e comercial.

Pecado gastronômico:Chocolate, qualquer chocolate.

Melhor lugar do mundo:Uma praia.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Quase tudo, ouço música o dia todo.

Fale com ela: [email protected]



Atualizado em 21 Set 2011.