Guia da Semana

Foto: Getty Images


As mulheres modernas estão atravessando um momento muito especial em que estão tomando conta, cada vez mais, das finanças das famílias. Se antes o homem é que controlava os gastos, hoje a situação é completamente diferente, por isso, a educação financeira tem que dar um foco especial para elas.

É constrangedor observar que muitas "especialistas" da área financeira tratam as mulheres ainda como secundárias na vida econômica. Nas pesquisas que desenvolvi, observei que vários mitos que ouvia eram falsos, principalmente o de que as mulheres gastam mais do que os homens. Hoje sei que essa história não passa de mais um pensamento machista, já que as mulheres possuem um controle muito maior de suas finanças, que muitas vezes proporciona a chance de adquirir mais bens que os homens.

Conversando com diversas mulheres pude observar que elas têm uma preocupação muito grande em detalhar os gastos que possuem, mas devido à falta de tempo (casa, filhos, trabalho, saúde...) enfrentam uma certa dificuldade. Também observei, que esse mito nasceu porque as mulheres ficam na linha de frente da cadeia comercial. Um exemplo, quando as famílias necessitam comprar algum produto doméstico, geralmente quem vai atrás dessa ação são as mulheres, a mesma coisa em relação aos alimentos, roupas e medicamentos.

Entretanto, é fundamental que, com todas essas obrigações, a mulher não perca o direito de sonhar. Pois só o sonho é que fará que ela conquiste sua independência financeira. Com a definição dos sonhos as mulheres saberão o quanto necessita para atingi-lo, e com o simples exercício de registrar mensalmente todos os seus gastos num simples bloco de anotações descobrirem onde poderão economizar para atingir os seus sonhos. E isso tudo sem ter que eliminar gastos que são fundamentais para que continuem sendo as musas inspiradoras de nossa sociedade.

Teste de Educação Financeira para mulheres

Descubra se você tem controle sobre seus gastos!

1. Você controla seus ganhos e gastos?
a) ( ) Registro periodicamente todos os pequenos e grandes gastos e ganhos detalhadamente por tipo de despesas/rendimentos.
b) ( ) Registro somente os grandes ganhos e despesas.
c) ( ) Começo o mês anotando, mas não concluo, ou deixo alguns itens sem anotar.
d) ( ) Não registro meus gastos e ganhos em nenhum período do ano.

2. Você já parou para pensar em seus sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazo?
a) ( ) Sim, sempre faço essa reflexão e registro em um lugar que vejo freqüentemente (agenda, caderno ou arquivo no computador).
b) ( ) Sim, sempre faço esta reflexão mas não registro.
c) ( ) Somente faço planos de curto prazo.
d) ( ) Não tenho claramente meus sonhos de curto, médio e longo prazo.

3. Você já fez um diagnóstico financeiro de sua vida?
a) ( ) Uma vez por ano faço essa análise (diagnóstico) e registro o que eu ganho e o que eu gasto e faço uma reunião familiar mensal.
b) ( ) Faço a análise, mas não registro em nenhum lugar.
c) ( ) Faço essa análise quando estou em situação de desequilíbrio financeiro.
d) ( ) Nunca fiz a análise de diagnóstico financeiro, nem me reúno com a família para falar sobre dinheiro.

4. Quando você recebe seu salário e ganhos mensais, você:
a) ( ) Reservo (guardo) de 10% a 20% dos meus ganhos mensais para realização dos meus sonhos
b) ( ) Reservo (guardo) 10% dos meus ganhos, mas ainda não sei como vou utilizar essa reserva.
c) ( ) Não costumo guardar dinheiro, porém estou equilibrado financeiramente.
d) ( ) Não guardo dinheiro porque não consigo pagar todas as minhas despesas do mês.

5. Quando você vai ao supermercado, você:
a) ( ) Faço uma lista, pesquiso os preços antes de ir ao supermercado e levo encartes da concorrência para baixar preços. Sempre respeito o meu orçamento mensal para a alimentação.
b) ( ) Às vezes faço lista de compras e costumo pesquisar alguns preços e marcas mais baratas no próprio supermercado.
c) ( ) Tenho uma ideia do que comprar, mas não costumo pesquisar preços.
d) ( ) Não faço lista e compro os produtos que mais gosto. Geralmente compro alguns lançamentos.

6. Ao ir ao shopping center, como você se comporta?
a) ( ) Vou ao shopping para passear, mas me contenho, só compro o que está previsto em meu orçamento.
b) ( ) Gosto de passear no shopping e, quando há promoções, geralmente compro.
c) ( ) Passeio no shopping aos finais de semana, quando gosto de algum produto da vitrine, experimento e compro.
d) ( ) Adoro shopping. Vou mais de três vezes por semana e sempre compro o que me agrada.

7. Como você costuma pagar suas compras?
a) ( ) Sempre pesquiso o preço à vista do produto, peço desconto ou parcelo sem juros sempre observando a disponibilidade do meu orçamento.
b) ( ) Sempre pesquiso o preço do produto e faço o pagamento parcelado.
c) ( ) Costumo usar cheque pré-datado, crediário e parcelamento no cartão, mas somente quando compro mais do que deveria.
d) ( ) Sempre opto pelo parcelamento, crediário e pelo cheque pré-datado por falta de disponibilidade financeira.

8. Você utiliza um orçamento financeiro que prioriza uma reserva de dinheiro mensal para a realização de seus sonhos?
a) ( ) Sim, reservo dinheiro mensalmente para meus sonhos de curto, médio e longo prazo.
b) ( ) Faço orçamento mensal financeiro mas não priorizo meus sonhos.
c) ( ) Utilizo orçamento, mas não preencho todos os meses.
d) ( ) Não faço orçamento financeiro.

9. Onde você investe o seu dinheiro guardado?
a) ( ) Guardo dinheiro aplicando no mercado financeiro (fundos, ações, previdência privada etc). Sempre com perfil conservador.
b) ( ) Invisto em imóveis para alugar e para aumentar meu patrimônio.
c) ( ) Invisto em títulos de capitalização e ações com perfil arrojado.
d) ( ) Nunca sobra dinheiro para investir.

10. Se você hoje ficar desempregada, por quanto tempo você consegue manter seu mesmo padrão de vida?
a) ( ) Por 20 ou 30 anos.
b) ( ) Por até 10 anos.
c) ( ) Por menos de 01 ano.
d) ( ) Por apenas 01 a 03 meses.

RESULTADOS

A = 20
B = 15
C = 10
D = 05


De 160 a 200
Parabéns! Suas respostas mostraram um elevado grau de educação financeira. A forma com que você lida com seu dinheiro e controles financeiros está correta. Continue se aprimorando e cada vez mais priorizando seus sonhos e reservando um valor mensal para a conquista deles, que certamente você atingirá rapidamente seus sonhos e objetivos. Busque também auxiliar as pessoas próximas a inserirem em suas vidas a educação financeira.

De 110 a 155
Você está em um bom caminho para alcançar a independência financeira, porém, necessita estruturar melhor seus controles financeiros, estabelecer e priorizar seus sonhos. Invista em sua educação financeira para a realização de todos os seus desejos de curto, médio e longo prazo. Para isso, aconselho a implantar ferramentas de controle de orçamento para melhor organização de suas finanças. Recomendo, também, a leitura de livros ou matérias sobre o tema.

De 70 a 105
Muito cuidado! Seu desequilíbrio financeiro está muito próximo. Você necessita imediatamente de implementar uma operação de guerra em suas finanças. Oriento ler livros sobre educação financeira e buscar um diagnóstico da sua saúde financeira. Seguindo métodos de especialistas você conseguirá visualizar e estabelecer metas e controles que possibilitarão a realização dos seus sonhos e conquista de sua tão sonhada independência financeira. Baixe uma planilha de orçamento e utilize em seu dia a dia imediatamente. Uma recomendação para que sua situação não se agrave é a participação em um curso prático ou intensivo de Educação Financeira, que hoje pode ser realizado de forma presencial ou mesmo on-line.

De 50 a 65
Sua situação é muito grave! Mas sempre existe uma saída. Você precisa imediatamente fazer um diagnóstico financeiro, levantando o quanto ganha, o quanto gasta, o que você tem de bens móveis e imóveis, dívidas etc. Em seguida deverá estabelecer prioridades em seus sonhos e objetivos, e para tanto deverá saber o quanto gasta mensalmente o quanto gasta com cada tipo de despesa, como exemplo até mesmo gorjetas, café, presentes, cabeleireiro, roupas etc, descobrindo seu verdadeiro "EU Financeiro". Para finalizar deverá guardar parte do que você ganha mensalmente para atender seus objetivos, entre eles pagamento de suas dívidas e buscar seu equilíbrio financeiro e consequentemente alcançar sua independência financeira. Uma ótima opção é a realização de seções de Coach Terapia Financeira, onde você terá sua situação tratada individualmente por um especialista.


Quem é o colunista: Reinaldo Domingos.

O que faz: Educador e Terapeuta financeiro. Também é autor do livro "Terapia Financeira" - (Editora Gente), e criador da Metodologia DiSOP - Educação Financeira - Presidente do DiSOP Instituto de Educação Financeira. www.disop.com.br.

Melhor lugar do mundo: Em um auditório dado palestra sobre educação financeira.

Pecado gastronômico: Macarronada da sogra.

Fale com ele: [email protected]



A Expo Money é um evento de Educação Financeira e de Investimentos, totalmente gratuito, voltado para todas as pessoas interessadas em aprender a administrar suas finanças.



Atualizado em 6 Set 2011.