Guia da Semana

Foto: divulgação

Eriberto Leão e Paola Oliveira vivem um romance em Insensato Coração

Um folhetim no horário nobre que dá vez às emoções, às dificuldades de relacionamento e, acima de tudo, aos dramas modernos familiares. É assim que Ricardo Linhares - que divide a história com Gilberto Braga - descreve como será o enredo da nova novela da Globo, Insensato Coração, no ar a partir de 17 de janeiro.

Enredo

A trama é ambientada em Florianópolis e no Rio de Janeiro e tem como protagonistas Paola Oliveira, Eriberto Leão e Gabriel Braga Nunes. No enredo, Pedro (Eriberto Leão) está preste a se casar com sua namorada Luciana (Fernanda Machado). Tudo muda quando conhece a design Marina (Paola Oliveira) e, sem saber que ela será madrinha do seu casamento, começa a nutrir uma paixão irresistível. O romance relata o encontro de dois mundos distintos: ele, pertencente ao mercado financeiro; ela, vinda da indústria artística.

Na novela, Gabriel Braga vive o papel de Léo, que tem um relacionamento conflitante com o irmão Pedro, em razão do diferente tratamento que recebem do pai. Léo enxerga que a única alternativa para se tornar o 'filho favorito' é ter mais sucesso que o irmão. Ele fará de tudo para alcançar esse objetivo, ainda que isso o leve a se transformar no pior inimigo de Pedro.

Elenco


Bruna Linzmeyer e Giovanna Lancelloti (à esquerda) são as novas apostas da emissora

O folhetim, com direção-geral de Dennis Carvalho, aposta em novos rostos jovens, como as irmãs Leila (Bruna Linzmeyer) e Cecília (Giovanna Lancellotti), que nasceram e cresceram em Florianópolis. Além das promessas, o elenco conta com atores de peso, como: Glória Pires, Natália do Vale, Fernanda Paes Leme, Deborah Secco, Lázaro Ramos, Leonardo Miggiorin, Bete Mendes, José Augusto Branco e Pedro Garcia.

Os autores ainda prometem muitas participações especiais, com personagens que aparecem, dão o seu recado e somem na trama. Umberto é um deles, vivido por José Wilker, que entra na narrativa como o irmão de Raul (Antônio Fagundes) logo nos primeiros capítulos. A lista de participações ainda conta com: Hugo Carvana, Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira, Daniel Dalcin, Lavínia Vlasak, Ana Beatriz Nogueira, Tuca Andrada, Guilherme Leme, Suzana Ribeiro e Maria Padilha, entre outros.

Polêmicas fora da trama

Embora a temática envolva um clima de romance, as gravações não ocorreram com a mesma sinergia. No início, entre os protagonistas selecionados, estavam Ana Paula Arósio e Fábio Assunção. A primeira acumulou vários atrasos, algumas faltas e se desligou da produção, em outubro. Já Fábio perdeu dois dias de gravação e, após uma reunião com a direção, anunciou sua saída em novembro. Paola Oliveira e Gabriel Braga Nunes substituíram os atores e todas as cenas tiveram que ser regravadas.


Os grandes nomes não ficam de lado, como Natália do Vale e Antônio Fagundes

Nem mesmo a trama foi ao ar e já pode ser considera uma recordista em personagens homossexuais. O folhetim contará com seis atores interpretando gays, com direito até a um point próprio, um quiosque na Praia de Copacabana. Contrapondo o núcleo colorido, a homofobia também vai ser retratada com o jornalista Kleber (Cássio Gabus Mendes), que demonstrará explicitamente seu preconceito ao longo dos capítulos.

Insensato Coração estreia em 17 de janeiro, depois do Jornal Nacional. A novela tem direção de Gustavo Fernandez, Cristiano Marques e Vinícius Coimbra; direção-geral de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra; e direção de núcleo de Dennis Carvalho. A narrativa é escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Atualizado em 6 Set 2011.