Guia da Semana

O hip hop global

Nova série da Globo conta o a história de quatro garotas decididas a fazer sucesso no universo do rap paulistano


Antônia, nova série da Globo, estréia embalada pelas frenéticas rimas do hip hop paulistano. A história de Preta, Mayah, Lena e Barbarah, quatro garotas da periferia paulista que encontram na força de expressão do rap uma alternativa para o árduo cotidiano do bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, foi produzida pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, responsável pelo sucesso de Cidade dos Homens.

Em meio a um cenário que não parece propiciar um futuro alentador aos mais jovens, surge o grupo Antônia, inspirado no nome de uma mulher batalhadora, como tantas espalhadas pela periferia da cidade, cujo objetivo principal é provar que o gênero, notadamente masculino, pode ser dominado por garotas de talento e atitude.

Tata Amaral, idealizadora do projeto, preferiu utilizar atrizes não profissionais em grande parte dos papéis principais da série. Nenhuma das protagonistas de Antonia tinha experiência anterior na televisão; Negra Li, uma das estrelas do elenco, é conhecida no cenário do hip hop, tendo gravado com importantes nomes do gênero como o grupo RZO.

Figurinhas carimbadas
Ex-VJ e nome forte no cenário do hip hop nacional, Thaíde é uma das celebridades que integrarão a trama de Antônia, na pele de Marcelo Diamante, interpretará o espalhafatoso empresário do conjunto. A cantora Sandra de Sá também estará atrás das câmeras no papel da mãe de Preta.

Embora seja fácil reconhecer diversos pontos de contato entre Antônia e Cidade dos Homens, a música surge como o grande diferencial capaz de separar o cotidiano de Laranjinha e Acerola da saga das rappers paulistanas. É através dela que o grupo Antonia pretende revelar as nuances de um cenário distante da maior parte da população, uma região que, embora seja obrigada a encarar diariamente a violência e a exclusão social, guarda a esperança de um amanhã promissor, como o buscado pelas quatro meninas.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Quarta temporada de ‘Adotada’ estreia nesta terça-feira (11), na MTV

Maria Eugênia vai rodar por todo o Brasil em 13 novos episódios inéditos

Marcos é expulso do BBB 17

A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá esteve nos Estúdios Globo nesta segunda-feira (10)

Talk show de Tatá Werneck estreia hoje no Multishow

"Lady Night" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30

Sílvio Santos passa o comando do SBT para as filhas Daniela e Renata

Patrícia Abravanel ficou de fora das ações da emissora

Transmissão ao vivo do show da Marília Mendonça no Rio de Janeiro na TV e Internet

Cantora apresenta turnê do DVD ' Realidade - Ao Vivo' a partir das 23h

José Mayer assume que errou em carta aberta

Acusado de assédio sexual por figurinista da Globo, ator admite que "passou dos limites"