Guia da Semana

O hip hop global

Nova série da Globo conta o a história de quatro garotas decididas a fazer sucesso no universo do rap paulistano


Antônia, nova série da Globo, estréia embalada pelas frenéticas rimas do hip hop paulistano. A história de Preta, Mayah, Lena e Barbarah, quatro garotas da periferia paulista que encontram na força de expressão do rap uma alternativa para o árduo cotidiano do bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, foi produzida pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, responsável pelo sucesso de Cidade dos Homens.

Em meio a um cenário que não parece propiciar um futuro alentador aos mais jovens, surge o grupo Antônia, inspirado no nome de uma mulher batalhadora, como tantas espalhadas pela periferia da cidade, cujo objetivo principal é provar que o gênero, notadamente masculino, pode ser dominado por garotas de talento e atitude.

Tata Amaral, idealizadora do projeto, preferiu utilizar atrizes não profissionais em grande parte dos papéis principais da série. Nenhuma das protagonistas de Antonia tinha experiência anterior na televisão; Negra Li, uma das estrelas do elenco, é conhecida no cenário do hip hop, tendo gravado com importantes nomes do gênero como o grupo RZO.

Figurinhas carimbadas
Ex-VJ e nome forte no cenário do hip hop nacional, Thaíde é uma das celebridades que integrarão a trama de Antônia, na pele de Marcelo Diamante, interpretará o espalhafatoso empresário do conjunto. A cantora Sandra de Sá também estará atrás das câmeras no papel da mãe de Preta.

Embora seja fácil reconhecer diversos pontos de contato entre Antônia e Cidade dos Homens, a música surge como o grande diferencial capaz de separar o cotidiano de Laranjinha e Acerola da saga das rappers paulistanas. É através dela que o grupo Antonia pretende revelar as nuances de um cenário distante da maior parte da população, uma região que, embora seja obrigada a encarar diariamente a violência e a exclusão social, guarda a esperança de um amanhã promissor, como o buscado pelas quatro meninas.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10