Guia da Semana

O retorno de O clone. Maktub!

A trama de Glória Perez vem recuperar a audiência que vinha caindo em Vale a pena ver de novo

Foto: TV Globo/João Miguel Júnior


A Globo já anuncia o repeteco da novela O Clone em  Vale a Pena Ver de Novo. Originalmente apresentada entre 2001 e 2002, O Clone foi um dos maiores sucessos da emissora na década e há muito a sua reprise estava sendo aguardada. Achava-se que o maior empecilho para apresentá-la novamente fosse o Ministério Público, que taxaria a novela de "imprópria para o horário". Mas, na verdade, o MP liberou o folhetim para todos os horários em 2003.

Nestes anos em que a novela ficou "guardada", a Globo aproveitou para reapresentar sucessos das 18 e 19 horas. Somente quando a audiência não respondeu, a emissora abriu mão de alguma novela das 21 horas (como Mulheres Apaixonadas e Senhora do Destino). Mas o que se viu foi a ação do MP sobre estas obras, que acabaram bastante editadas em suas reprises. Cresceu então o medo da emissora em ver O Clone mutilada ou descaracterizada em sua re-exibição.

Só que, agora, não dava mais para aguardar! Mesmo correndo o risco do MP chiar ao mostrar uma personagem drogada se afundando no vício (Mel, interpretada por Débora Falabella), a novela vai ao ar, mas, provavelmente, não sem uma edição especial. Está garantida a trama central envolvendo clonagem humana e o mundo islâmico. Assim como Dona Jura (Solange Couto) e seu indefectível bordão - "Né brinquedo, não!".

E O Clone chega em boa hora. A atual reprise - Sete Pecados - afundou ainda mais o Ibope do horário. Impiedosamente picotada, a novela de Walcyr Carrasco teve apenas 83 capítulos apresentados contra os seus 208 originais. Houve dias em que nove capítulos chegaram a ser condensados em um só para a reprise.

Sete Pecados não foi a menor audiência da história do Vale a Pena..., nem a novela mais editada. Mas, ao escolher uma trama para a reprise vespertina, espera-se, ao menos, que ela mantenha um patamar aceitável na audiência.

A questão é que a opção por Sete Pecados não foi das mais felizes. Primeiro, porque apenas dois anos separam sua apresentação original da reprise. Ou seja, era uma novela muito recente para ser re-exibida. E, segundo e mais importante: Sete Pecados não foi das novelas mais inspiradas de Carrasco. Logo, muita estranheza causou quando foi anunciada a sua reapresentação. A explicação mais plausível encontrada para esta escolha foi o recente sucesso que o autor havia feito com Caras e Bocas.

A audiência do Vale a Pena... já não vinha bem desde a atração antecessora. A reprise de Sinhá Moça fechou com uma média de 15 pontos no Ibope. Sete Pecados derrubou para 12 pontos. Talvez a pressa em tirar a novela do ar seja explicado pelo fato de a Globo querer iniciar 2011 com chave de ouro - "Muito ouro!", como dizia uma personagem de O Clone. Ou, talvez, a Globo esteja pegando uma carona na bem-sucedida onda de novelas antigas apresentadas no canal Viva - vide Vale Tudo.

Seja qual for o motivo, o fato é que este repeteco de O Clone já causa comoção entre o público nas redes sociais. Algo parecido à reapresentação de Vale Tudo. Afinal, livra-se de uma vez por todas de uma atração indesejada e comemora-se a apresentação de programas que realmente fizeram sucesso em um passado distante - ou não. Insch` Allah!

Leia as colunas anteriores de Nilson Xavier:

As referências de Ti-Ti-Ti

Gerson e o segredo

Afinal, o que assistir?

Quem é o colunista: Nilson Xavier.

O que faz: Autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira" e criador do site Teledramaturgia.

Pecado Gastronômico: doces e sobremesas.

Melhor lugar do mundo: São Paulo.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: quase um pouco de quase tudo.

Fale com ele: nilson.xavier@globo.com


 


 

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia