Guia da Semana

Foto: TV Globo/João Miguel Júnior


A Globo já anuncia o repeteco da novela O Clone em Vale a Pena Ver de Novo. Originalmente apresentada entre 2001 e 2002, O Clone foi um dos maiores sucessos da emissora na década e há muito a sua reprise estava sendo aguardada. Achava-se que o maior empecilho para apresentá-la novamente fosse o Ministério Público, que taxaria a novela de "imprópria para o horário". Mas, na verdade, o MP liberou o folhetim para todos os horários em 2003.

Nestes anos em que a novela ficou "guardada", a Globo aproveitou para reapresentar sucessos das 18 e 19 horas. Somente quando a audiência não respondeu, a emissora abriu mão de alguma novela das 21 horas (como Mulheres Apaixonadas e Senhora do Destino). Mas o que se viu foi a ação do MP sobre estas obras, que acabaram bastante editadas em suas reprises. Cresceu então o medo da emissora em ver O Clone mutilada ou descaracterizada em sua re-exibição.

Só que, agora, não dava mais para aguardar! Mesmo correndo o risco do MP chiar ao mostrar uma personagem drogada se afundando no vício (Mel, interpretada por Débora Falabella), a novela vai ao ar, mas, provavelmente, não sem uma edição especial. Está garantida a trama central envolvendo clonagem humana e o mundo islâmico. Assim como Dona Jura (Solange Couto) e seu indefectível bordão - "Né brinquedo, não!".

E O Clone chega em boa hora. A atual reprise - Sete Pecados - afundou ainda mais o Ibope do horário. Impiedosamente picotada, a novela de Walcyr Carrasco teve apenas 83 capítulos apresentados contra os seus 208 originais. Houve dias em que nove capítulos chegaram a ser condensados em um só para a reprise.

Sete Pecados não foi a menor audiência da história do Vale a Pena..., nem a novela mais editada. Mas, ao escolher uma trama para a reprise vespertina, espera-se, ao menos, que ela mantenha um patamar aceitável na audiência.

A questão é que a opção por Sete Pecados não foi das mais felizes. Primeiro, porque apenas dois anos separam sua apresentação original da reprise. Ou seja, era uma novela muito recente para ser re-exibida. E, segundo e mais importante: Sete Pecados não foi das novelas mais inspiradas de Carrasco. Logo, muita estranheza causou quando foi anunciada a sua reapresentação. A explicação mais plausível encontrada para esta escolha foi o recente sucesso que o autor havia feito com Caras e Bocas.

A audiência do Vale a Pena... já não vinha bem desde a atração antecessora. A reprise de Sinhá Moça fechou com uma média de 15 pontos no Ibope. Sete Pecados derrubou para 12 pontos. Talvez a pressa em tirar a novela do ar seja explicado pelo fato de a Globo querer iniciar 2011 com chave de ouro - "Muito ouro!", como dizia uma personagem de O Clone. Ou, talvez, a Globo esteja pegando uma carona na bem-sucedida onda de novelas antigas apresentadas no canal Viva - vide Vale Tudo.

Seja qual for o motivo, o fato é que este repeteco de O Clone já causa comoção entre o público nas redes sociais. Algo parecido à reapresentação de Vale Tudo. Afinal, livra-se de uma vez por todas de uma atração indesejada e comemora-se a apresentação de programas que realmente fizeram sucesso em um passado distante - ou não. Insch` Allah!

Leia as colunas anteriores de Nilson Xavier:

As referências de Ti-Ti-Ti

Gerson e o segredo

Afinal, o que assistir?

Quem é o colunista: Nilson Xavier.

O que faz: Autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira" e criador do site Teledramaturgia.

Pecado Gastronômico: doces e sobremesas.

Melhor lugar do mundo: São Paulo.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: quase um pouco de quase tudo.

Fale com ele: [email protected]



Atualizado em 10 Abr 2012.