Guia da Semana

Foto: Divulgação/marceloadnet.com.br

O VJ Marcelo Adnet apresentou o VMB 2009 e promete repetir o sucesso este ano

O MTV Vídeo Music Brasil ( VMB) é uma das premiações mais conceituadas no cenário da música nacional e vem crescendo em importância a cada edição desde a primeira, em 1994. Neste ano, o evento premiará artistas, cantores, bandas e produtores de web através de 16 categorias, dentre as quais Artista do Ano, Clipe do Ano e Show do Ano são as mais concorridas. O VMB acontecerá no dia 16 de setembro no Credicard Hall, em São Paulo, e contará com a apresentação do irreverente VJ Marcelo Adnet. De acordo com a assessoria do evento, a expectativa é superar os 10 milhões de votos do VMB 2009. Até agora, a maior novidade é a estreia de Otto na disputa de Artista do Ano e em mais duas categorias, além do grupo Restart - que também participa do VMB pela primeira vez, já com quatro indicações. Outros exemplares da música brasileira que levaram prêmios ou ao menos foram indicados nas últimas edições, como NX Zero, Fresno, Skank e Pitty, voltam à cena em 2010.

Gee Rocha, guitarrista do NX Zero, revelou com exclusividade para o Guia da Semana que ficariam imensamente felizes se ganhassem os prêmios deste ano. "A disputa está acirradíssima, pois os concorrentes são fortes. Todo mundo quer ganhar e a gente também (risos)", diverte-se. A banda se desenvolveu muito durante os dez anos de carreira e, hoje, consolida-se dentro do circuito do rock brasileiro. A mudança de estilo caminha para uma vertente menos romântica e mais consciente; exemplo disso é o clipe Só Rezo, que foi gravado nas favelas do Complexo do Alemão e Vigário Geral, no Rio de Janeiro, em parceria com o AfroReggae. Segundo Gee, o clipe é muito importante, pois faz com que a música alcance uma dimensão maior. Tanto é assim, que acabou conquistando um lugarzinho na disputa pelo Clipe do Ano.

Foto: Divulgação

NX Zero concorre em cinco categorias

Revelação de peso

Para um grupo que está há pouco tempo no cenário musical, conseguir cinco indicações significa atingir o patamar de um fenômeno. É o caso do Restart: a banda é uma das pioneiras do happy rock, que faz uma música mais feliz e 'de bem com a vida' do que a de seus antecessores Fresno e NX Zero. "Pra gente foi uma surpresa, ainda mais participar do VMB pela primeira vez e com cinco indicações. Se ganharmos, vai ser sensacional, pois mostraria o resultado do nosso trabalho", informa Pe Lu, um dos integrantes da banda. O guitarrista e vocalista atribui todo o sucesso do Restart aos seus fãs, que sempre se manifestam fervorosos nos shows e muito ativos nas mídias sociais.

Nesse ínterim, o Twitter é um dos recursos mais utilizados pelos seguidores do NX Zero, segundo Gee. "Eles combinam um determinado período e fazem maratona NX. Combinam de todos ficarem votando nas indicações da banda no site do VMB, do meio-dia à meia-noite, por exemplo. Eles também fazem isso para pedir músicas nas rádios e clipes na TV", revela. Com popularização das mídias sociais, os fãs ficam ainda mais fortalecidos, próximos dos seus ídolos, e acabam sendo os maiores incentivadores e divulgadores dos projetos das bandas.

Pensando nisso, a MTV criou uma ferramenta de votação para facilitar e incrementar os votos deste ano, o Votorama. Funciona assim: o internauta ajuda a escolher os melhores filmes, games e bandas, e as informações ficam armazenadas em listas. Elas servem como um mecanismo para ser utilizado por todos aqueles que querem se informar mais sobre a cultura pop. A busca pode ser feita tanto por lista quanto pelo assunto. Quem quiser conhecer mais sobre o Votorama e saber as novidades do VMB deve acessar a página vmb.com.br

Foto: Divulgação

Restart, expoente do happy rock, estreia com cinco indicações incluindo Artista do Ano

Concorrentes x Fãs

O coração realmente fica divido na hora da premiação para as novas bandas, que acabam concorrendo com seus grandes ídolos. Gee confessa que sempre se sente assim quando compete com alguns artistas mais antigos, como Pitty, Capital Inicial e Skank. No entanto, a pior competição foi quando concorreu com Charlie Brown Jr. em 2007, pois foi difícil torcer para o NX Zero vencer - a vida toda ele foi fã do grupo de Chorão. E sim, a banda de Gee levou a melhor como Artista do Ano na época.

Os meninos do Restart estão com a bola toda mesmo. Estreantes da vez, eles concorrem com artistas de renome como Capital Inicial, Skank, Lulu Santos , NX Zero e Pitty. "Estar ao lado desses nomes, dos quais somos fãs, já é uma vitória das grandes", diz Pe Lu. O vocalista finaliza confessando que, se o Restart levar algum prêmio, vai acabar improvisando seu discurso. É porque a emoção vai rolar solta e ele acha que nada do que ele ensaiar vai sair direito na hora.

Conheça os indicados ao VMB

Atualizado em 6 Set 2011.