Guia da Semana


Se as principais ruas e shoppings já exibem a magia natalina, é hora de levá-la também à sua casa. A data comemorativa mais esperada do ano merece uma decoração impecável, mas sem fugir do seu estilo. E, acredite, apesar do Natal remeter à tradição, é possível ir além das composições clássicas e inovar com toques sutis sem fugir do espírito do bom velhinho.

É impossível errar com o verde e o vermelho, já que elas têm tudo a ver com a data: verde significa esperança e vermelho, amor. O dourado, que remete a luz e sabedoria, é a opção preferida para complementar. Mas os profissionais revelam que a tendência é se desapegar dessas cores convencionais e compor combinações mais ousadas.

"Azul com prata ou turquesa com prata tem sido bastante usado para essa época. Outra opção é o jujuba, que deixa tudo colorido e fica bem bacana em uma casa com criança", opina Amelinha Amaro, designer de interiores e proprietária da Divino Espaço.

Valéria Bartholi, também designer de interiores, sugere escolher uma cor principal e brincar com suas diversas nuances. O azul e o turquesa também são os favoritos da profissional e, ao que tudo indica, os queridinhos da vez.

Quem deseja compor um ambiente mais sofisticado, a dica é investir somente na tonalidade prata ou dourada e incluir objetos com motivos natalinos. Bolas de vidro que reluzem com a iluminação da casa também dão um ar luxuoso.

E se na sua casa predomina o rústico, não se preocupe, há itens do decór produzidos em fibra natural, palha, junco e até enfeites para a árvore de Natal feitos com madeira de reflorestamento, feltro e materiais recicláveis para uma decoração bonita e ecologicamente correta.

Foto: Divulgação

A toalha da mesa foi trocada por uma esteira de bambu, dando um ar rústico à decoração

Já o toque moderno pode ser explorado nos produtos de acrílico e aço que chegam com tudo esse ano. A dica da Amelinha é compor ambientes mais cleans, decorados com objetos de vidro e prata. "Inclua um centro de mesa com velas pratas e outras nas laterais", opina.

Independente de qual seja o estilo escolhido, as profissionais são unânimes: o importante é seguir o mesmo em todos os cômodos, ou que eles, pelo menos, dialoguem bem entre si. Confira as dicas para os itens do décor mais usados nessa data!

Guirlanda
Já é de praxe colocar uma guirlanda na porta do hall, quando o Natal se aproxima. E como ela é um artigo tradicional, a maioria delas acabam sendo vermelhas, verdes, douradas e, no máximo, prata. Uma sugestão é comprar uma simples e decorá-la você mesmo, dando um charme original ao enfeite convencional.

Árvore de Natal
O mercado dispõe de diversos tipos e tamanhos de árvores natalinas. Para Valéria, uma casa ampla merece um pinheiro grande e natural, já os apartamentos pedem modelos mais diminutos. "Não é preciso se prender ao verde na árvore. Já fiz uma com tronco seco em tons de vermelho e pendurei bolas transparentes que ficaram ótimas com a iluminação", conta. Para enfeitar, dose bem as cores e os tipos de arranjos.

Arranjos de mesa:
No centro da mesa, podem ser colocadas velas diferentes nos tons da decoração, acompanhadas de um belo arranjo de frutas ou flores. Podem ser incluídos também pratos com chocolates e castanhas, além de bolas ou velas criteriosamente espalhadas pela mesa.

Foto: Divulgação

Se a mesa já tiver muitos itens decorativos, prefira pratos lisos e taças delicadas

Louças
Para compor o table top, Amelinha acredita não ser necessário itens com motivos natalinos. "Pode ser colocada uma louça branca ou verde cerâmica, deixando o tema em detalhes, como no porta-guardanapo", afirma. Talheres prata brilhantes casam muito bem e dão um ar de requinte à mesa.

Toalha
Uma ideia interessante é sobrepor duas toalhas com cores diferentes, uma com tom mais forte coberta por uma cobre-mancha ou por uma 100% branca e bordada. Estampas são válidas, mas cuidado com o excesso, bom senso é importante até no Natal.

Lustres sobre a mesa
Móbiles criativos dourados ou prateados dão um charme diferenciado à mesa. Para um ar de delicadeza e capricho, utilize móbiles de origami, que podem ser comprados ou feitos em casa. Outra dica é trocar as cúpulas dos lutres ou abajures por tecidos estampados da cor escolhida para a decoração de Natal. Vale também ornamentar o lustre da mesa de jantar com bolinhas coloridas, flores ou fitas.

Fotos: Divulgação


Atualizado em 1 Dez 2011.