Guia da Semana

Personalize seu Natal

Saiba como deixar a tradicional decoração natalina com o seu estilo


Se as principais ruas e shoppings já exibem a magia natalina, é hora de levá-la também à sua casa. A data comemorativa mais esperada do ano merece uma decoração impecável, mas sem fugir do seu estilo. E, acredite, apesar do Natal remeter à tradição, é possível ir além das composições clássicas e inovar com toques sutis sem fugir do espírito do bom velhinho.

É impossível errar com o verde e o vermelho, já que elas têm tudo a ver com a data: verde significa esperança e vermelho, amor. O dourado, que remete a luz e sabedoria, é a opção preferida para complementar. Mas os profissionais revelam que a tendência é se desapegar dessas cores convencionais e compor combinações mais ousadas.

"Azul com prata ou turquesa com prata tem sido bastante usado para essa época. Outra opção é o jujuba, que deixa tudo colorido e fica bem bacana em uma casa com criança", opina Amelinha Amaro, designer de interiores e proprietária da Divino Espaço.

Valéria Bartholi, também designer de interiores, sugere escolher uma cor principal e brincar com suas diversas nuances. O azul e o turquesa também são os favoritos da profissional e, ao que tudo indica, os queridinhos da vez.

Quem deseja compor um ambiente mais sofisticado, a dica é investir somente na tonalidade prata ou dourada e incluir objetos com motivos natalinos. Bolas de vidro que reluzem com a iluminação da casa também dão um ar luxuoso.

E se na sua casa predomina o rústico, não se preocupe, há itens do decór produzidos em fibra natural, palha, junco e até enfeites para a árvore de Natal feitos com madeira de reflorestamento, feltro e materiais recicláveis para uma decoração bonita e ecologicamente correta.

Foto: Divulgação

A toalha da mesa foi trocada por uma esteira de bambu, dando um ar rústico à decoração

Já o toque moderno pode ser explorado nos produtos de acrílico e aço que chegam com tudo esse ano. A dica da Amelinha é compor ambientes mais cleans, decorados com objetos de vidro e prata. "Inclua um centro de mesa com velas pratas e outras nas laterais", opina.

Independente de qual seja o estilo escolhido, as profissionais são unânimes: o importante é seguir o mesmo em todos os cômodos, ou que eles, pelo menos, dialoguem bem entre si. Confira as dicas para os  itens do décor mais usados nessa data!

Guirlanda
Já é de praxe colocar uma guirlanda na porta do hall, quando o Natal se aproxima. E como ela é um artigo tradicional, a maioria delas acabam sendo vermelhas, verdes, douradas e, no máximo, prata. Uma sugestão é comprar uma simples e decorá-la você mesmo, dando um charme original ao enfeite convencional.

Árvore de Natal
O mercado dispõe de diversos tipos e tamanhos de árvores natalinas. Para Valéria, uma casa ampla merece um pinheiro grande e natural, já os apartamentos pedem modelos mais diminutos. "Não é preciso se prender ao verde na árvore. Já fiz uma com tronco seco em tons de vermelho e pendurei bolas transparentes que ficaram ótimas com a iluminação", conta. Para enfeitar, dose bem as cores e os tipos de arranjos.

Arranjos de mesa:
No centro da mesa, podem ser colocadas velas diferentes nos tons da decoração, acompanhadas de um belo arranjo de frutas ou flores. Podem ser incluídos também pratos com chocolates e castanhas, além de bolas ou velas criteriosamente espalhadas pela mesa. 

Foto: Divulgação

Se a mesa já tiver muitos itens decorativos, prefira pratos lisos e taças delicadas

Louças
Para compor o table top, Amelinha acredita não ser necessário itens com motivos natalinos. "Pode ser colocada uma louça branca ou verde cerâmica, deixando o tema em detalhes, como no porta-guardanapo", afirma. Talheres prata brilhantes casam muito bem e dão um ar de requinte à mesa.

Toalha
Uma ideia interessante é sobrepor duas toalhas com cores diferentes, uma com tom mais forte coberta por uma cobre-mancha ou por uma 100% branca e bordada. Estampas são válidas, mas cuidado com o excesso, bom senso é importante até no Natal.

Lustres sobre a mesa
Móbiles criativos dourados ou prateados dão um charme diferenciado à mesa. Para um ar de delicadeza e capricho, utilize móbiles de origami, que podem ser comprados ou feitos em casa. Outra dica é trocar as cúpulas dos lutres ou abajures por tecidos estampados da cor escolhida para a decoração de Natal. Vale também ornamentar o lustre da mesa de jantar com bolinhas coloridas, flores ou fitas.

Fotos: Divulgação


Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro