Guia da Semana

Pisando no glamour

Saiba como escolher o tapete mais adequado de acordo com o tipo de ambiente, piso e o seu estilo de decoração

Foto: Divulgação/Santa Mônica Tapetes e Carpete

"Um piso sem tapete é como uma parede sem quadros", é o que acredita Francesca Alzati, arquiteta e designer de tapetes da by Kamy. Exagero ou não, o que ninguém pode negar é que o ambiente muda completamente quando a peça é incluída na decoração. O espaço ganha um toque a mais de aconchego e sofisticação, além de proporcionar conforto acústico e térmico.

Para incluí-lo em qualquer local da casa, o mais importante é acertar no tamanho. "O ideal é que todos os móveis fiquem em cima, na sala de jantar, por exemplo, calcule 1,5 m de moldura. Isso evita que ele dobre ou prenda no pé da cadeira, quando a pessoa se levantar", aconselha Betina Barcellos, designer da In House Designer. Segundo ela, a tendência é ousar com um tapete bem grande e deixar as peças inteiramente sob ele.

O item ajuda, ainda, a disfarçar pequenas falhas no piso ou espaços desiguais. A dica, nesse caso, é colocar um modelo redondo ou em pele na parte que apresenta desnível ou irregularidade. Nos outros, o mais comum é usar os convencionais formatos quadrados e retangulares.

Combinar cores e estampas

Foto: Divulgação/Santa Mônica Tapetes e Carpete

A fórmula mágica que dá sempre certo no decór  é, sem dúvida, escolher duas ou três peças coringas e destacá-las no ambiente. "Se usar móveis claros e lisos, coloque um tapete listrado ou com estampa", recomenda Betina. O mesmo vale para o contrário, se os mobiliários já chamam a atenção, prefira modelos discretos no chão.

Além disso, o tapete contribui no famoso truque de passar a sensação de um cômodo maior. Para isso, em pisos escuros ou decorados com mobiliário escuro, costuma-se usar modelos de tonalidade clara, que tenham, de preferência, detalhes brilhantes, como os de lã ou seda.

"Quando a luz, natural ou não, incidir sobre ele, o ambiente parecerá mais amplo", explica Francesca. Agora, se o cômodo diminuto contar com móveis de cor suave, pode esbanjar um tapete colorido com desenhos arrojados para criar uma atmosfera mais alegre.

Para cada ambiente

Foto: Divulgação/Santa Mônica Tapetes e Carpete
.

O material do piso é também um fator determinante na escolha. A dica da Francesca para revestimentos de mármore é usar tapetes mais pesados; nos de pedra mais rústica, colocar um de tear; já nos de madeira, caem bem quase todos os modelos.

Um cuidado importante é utilizar os antiderrapentes em chãos com pouca aderência ou de passagem de pessoas, como é o caso do corredor. Nessa área, o ideal é que o tapete tenha pêlo baixo e a dica é explorar cores e estampas, já que normalmente ela conta com poucas peças decorativas. 

Na sala de jantar, prefira também os com pouco pêlo. "Não é aconselhável colocar tapetes com detalhes em seda ou bordados devido ao atrito da cadeira e a sujeira dos alimentos. São indicados tecidos mais resistentes como lã, algodão e nylon", recomenda Francesca.

Por outro lado, os quartos pedem modelos macios e de textura densa, que permita o aconchego de colocar os pés ao descer ou subir na cama. Mas se o cômodo for para criança, opte pela praticidade dos sintéticos, em textura e mesclas naturais. Esse material pode servir também para as áreas externas ou molhadas, já que são de fácil manutenção e possuem alta durabilidade.

Agora, a dica mais importante: assim como tudo na decoração, a escolha do tapete certo vai depender principalmente do seu gosto. Para quem gosta de patchwork, por exemplo, vale sim misturar estampas e ousar em cores fortes e combiná-las sem lógica nenhuma - e por que não? Afinal, seu estilo é o único que nunca sai de moda.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão ao vivo do Planeta Atlântida 2017 na TV

Anitta, Wesley Safadão, Capital Inicial e Alok são algumas das atrações da edição deste ano do maior festival do sul do Brasil

Ellen DeGeneres e Britney Spears brilham no People's Choice Awards 2017; veja os vencedores

Apresentadora bateu recorde na história da premiação, enquanto Brit levou a melhor em três categorias

Transmissão ao vivo do People's Choice Awards 2017 na TV e Internet

Banda Fifth Harmony está confirmada – e sem Camila Cabello!

Participante do "The Voice Kids" presta queixa após sofrer racismo na internet

Franciele Fernanda da Silva, de 14 anos, foi chamada de "neguinha" em comentário no Facebook

Globeleza aparece vestida em nova vinheta e internautas reagem com memes

Confira a repercussão (positiva e negativa) nas redes sociais!

Transmissão ao vivo do Globo de Ouro 2017 na TV e internet

Cerimônia premia os melhores do cinema e da TV dentro e fora dos Estados Unidos