Guia da Semana

REFORMAR: esta palavra assusta. Mas, além de significar trabalho, é a melhor maneira para arquitetos exercitarem sua criatividade. Fico especialmente feliz quando sou procurada para este tipo de serviço. Quanto mais antigo e improvável, maior a modificação - com certeza, a realização também será maior.

Uma reforma pode ser mais complexa do que um projeto novo. Podemos considerar que reformar é partir de uma imagem existente para chegar a um produto final completamente diferente. Ou seja, temos que apagar, praticamente esquecer, o que é real, enquanto um projeto novo é pegar um papel em branco, sem nenhuma ideia pré-concebida, e ter um resultado que não sofrerá interferência no que já existe.

Não estou falando em trocar revestimentos ou substituir caixilhos, mas sim em mudanças de uso, dos costumes e transformações mais radicais. Cabe ao profissional, com sua experiência e conhecimento, dar a segurança ao cliente de que tais alterações são viáveis e o resultado será compensador.

Qualquer obra é um processo complicado: envolve muitas pessoas e infinitas escolhas que o mercado oferece. Um projeto bem pensado é o melhor começo. Invariavelmente, quando se decide fazer uma reforma, várias opiniões de parentes e amigos já foram ouvidas, mas é preciso entender que, assim como confiamos em um médico quando a questão é saúde, existem profissionais que podem reunir todas estas ideias, aproveitar as pertinentes e criar um espaço bonito, prático e inteligente. O período do projeto deve ser respeitado, ainda que a ansiedade o faça parecer infinito.

Em reformas, sempre teremos "surpresas". É praticamente impossível encontrar um imóvel que não tenha um pilar em local improvável, ou uma tubulação em condições piores que as esperadas. Você deve estar disposto a enfrentar mudanças. É comum também que propostas rejeitadas no início, simplesmente por não terem sido entendidas, façam parte do projeto final. Conforme o trabalho vai aparecendo, o cliente sente segurança e acata as sugestões com mais tranquilidade.

Acabo de ouvir uma conversa clássica no elevador: "Eu só ia mexer no banheiro, mas acabei reformando a casa toda". É obvio que orçamento e prazos, nesses casos, acabam sendo multiplicados. Esse aumento na obra às vezes acontece porque o proprietário se envolve de tal maneira e acha que é muito trabalhoso. Portanto, deve fazer de uma só vez, mas acredito que a possibilidade de criar espaços novos e o acompanhamento destas modificações, ver o resultado real, as ideias se transformando em concreto são o que motivam e dão coragem em continuar e ampliar este projeto, além de ser absolutamente gratificante a comparação antes/depois.

Colaborou:

Sylvia Figueiró - Arquiteta, atua nas áreas residencial e comercial.





Atualizado em 1 Dez 2011.