Guia da Semana

Roteiro - Museus e Galerias de Arte Contemporânea

Confira alguns dos principais centros culturais da Cidade Maravilhosa



Para os amantes das artes, o Rio de Janeiro oferece museus e galerias que abrigam obras de artistas renomados e de jovens talentos. Confira o roteiro que o Guia da Semana preparou com alguns dos principais redutos da arte contemporânea da Cidade Maravilhosa.

Anna Maria Niemeyer
Inaugurada em 1977, a galeria abriga exposições coletivas e individuais relacionadas à arte contemporânea, além de lançamentos de livros ligados à cultura.

No espaço, o público poderá contemplar obras que fazem parte do acervo, como dos brasileiros Di Cavalcanti e Ziraldo, além dos estrangeiros Albuquerque Mendes (Portugal), Clemência Labin (Alemanha), Gretta (Itália), Hsiao Chin (China) e Raphael García Miro (Peru).

MAC
Projetada por Oscar Niemeyer, a casa possui um acervo de mais de 1200 obras, todas com datas do século 20.

Os trabalhos foram reunidos desde a década de 50 pelo colecionador João Santamini. Entre os artistas estão Abraham Palatnik, Farnese de Andrade, Flavio Shiró, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Hélio Oiticica, Iole de Freitas, Jorge Guinle, Lygia Clark e Tomie Ohtake.

Lurixs Arte
Dirigida por Ricardo Rego, galerista e importante colecionador de arte, o espaço é um projeto iniciado em 2008 com o objetivo de representar um seleto número de artistas.

A galeria tem atuação marcante e promove a comercialização de importantes obras dos artistas Lygia Clark, Sérgio Camargo, Cildo Meireles, Waltércio Caldas, entre outros.

Luciana Caravello Arte
Inaugurado em abril de 2011, a Galeria Luciana Caravello Arte abriga três espaços expositivos: um no térreo, e dois outros no terceiro andar; além de um terraço semicoberto que pode ser usado para instalações e site specifics.

Há 18 anos no mercado, Luciana trouxe para a inauguração do espaço a mostra Proposição com 20 obras de artistas como o cearense Luiz Hermano, Nazareno, e os goianos Marcelo Solá e Rodrigo Godá.

MAM Rio
Criado pelo arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, o museu está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo, junto à Baía de Guanabara.

O  MAM possui uma coleção com mais de 15 mil obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros. Há também uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Participante do "The Voice Kids" presta queixa após sofrer racismo na internet

Franciele Fernanda da Silva, de 14 anos, foi chamada de "neguinha" em comentário no Facebook

Globeleza aparece vestida em nova vinheta e internautas reagem com memes

Confira a repercussão (positiva e negativa) nas redes sociais!

Transmissão ao vivo do Globo de Ouro 2017 na TV e internet

Cerimônia premia os melhores do cinema e da TV dentro e fora dos Estados Unidos

SBT volta a exibir "Clube do Chaves" a partir de janeiro

Um dos personagens mais queridos da emissora está de volta!

Brau e Michele ganham programa de TV na 3ª temporada de 'Mister Brau'

Nova fase da atração tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2017

Jô Soares renova contrato e voltará para Globo em 2018

Apresentador retorna à emissora após período sabático