Guia da Semana

A menos de 170 quilômetros do Rio de Janeiro, a cidade de Armação dos Búzios, conhecida apenas como Búzios, tem pelo menos 23 motivos para ser visitada. Esse é o número de praias paradisíacas, ideais para banho, mergulhos e outros esportes náuticos que existem na região. Há enseadas de águas mornas, frias, calmas e agitadas. Outras, quase desertas e algumas bem badaladas, onde uma noite só termina quando começa a próxima.

Nascida de uma vila de pescadores cercada por belezas naturais, Búzios tornou-se mundialmente famosa nos anos 60, quando a atriz francesa Brigite Bardot descobriu o balneário e fez dele seu refúgio. E não foi apenas a artista que elegeu o lugar como um de seus destinos preferidos. Muitos turistas, vindos de todas as partes do mundo, acabaram fixando residência nas areias buzianas. Hoje, a cidade conta com moradores de pelo menos 50 nacionalidades diferentes e é destino certo de milionários e turistas comuns durante todo o ano.

Entre as mais belas praias de Búzios estão Ferradura, Geribá, João Fernandes, Azeda e Azedinha - esta, a menos movimentada. Em todas, os turistas encontram mares calmos, de águas límpidas e transparentes, e boa estrutura turística.

Não foi à toa que Búzios tornou-se a queridinha dos viajantes. A cidade está preparada para atender a todos os perfis, estilos e preferências. Para os jovens em busca de paquera e badalação, a praia João Fernandes é a melhor pedida. Para os casais, a Azedinha é uma ótima opção e, para as famílias com crianças, a Azeda com sua piscina natural é uma excelente alternativa. Para os ecoturistas e os que gostam de aventura, é possível fazer mergulho, caminhar por trilhas e praticar tirolesa, rapel e escalada. Até os naturistas têm espaço garantido em Búzios: a Praia Olho de Boi, onde o nudismo é permitido.

Além das belas praias, Búzios conquista também pela culinária rica em peixes e frutos do mar frescos, e pela intensa vida noturna concentrada, principalmente, na Rua das Pedras e na Orla Bardot - onde concentram-se bares, restaurantes, boates, ateliês, galerias e lojas de grifes. No verão, o movimento é tão intenso que até mesmo as lojas ficam abertas durante toda a madrugada. Portanto, não é preciso abrir mão ou encurtar o banho de mar para correr às compras. Elas, com certeza, vão esperar de portas abertas.

Como chegar Saindo do Rio de Janeiro são aproximadamente duas horas de viagem. Após passar pela ponte Rio-Niterói, entrar à esquerda no sentido Rio Bonito. Pouco depois, virar à direita na Via Lagos, no sentido de Araruama/ Cabo Frio (Região dos Lagos). Ao acabar a Via Lagos, continuar por 5 quilômetros até a entrada de São Pedro da Aldeia. Pegar a RJ-106 em direção a Macaé/ Búzios. Após 14 quilômetros, entrar à direita seguir por cerca de dez minutos até Búzios.

Foto: Divulgação/ TurisRio

Atualizado em 6 Set 2011.