Guia da Semana

Saiba tudo sobre Ligações Perigosas, nova minissérie da TV Globo

A produção é uma adaptação do clássico francês Les liaisons dangereuses, de Choderlos de Laclos

Ligações Perigosas é uma das novidades da Rede Globo para 2016. Escrita por Manuela Dias com supervisão de texto de Duca Rachid, direção geral de Vinícius Coimbra e direção de núcleo de Denise Saraceni, a minissérie de 10 episódios é uma adaptação do clássico francês "Les liaisons dangereuses", de Choderlos de Laclos, marco do início do romance moderno na literatura mundial.

A trama retrata o embate entre a malícia e a ingenuidade, o desejo e a virtude, a perversidade e o amor. Em um ambiente de luxo e sofisticação, um homem e uma mulher estabelecem jogos de sedução sem qualquer compromisso com os envolvidos. Como passatempo, eles tecem planos e metas para provar que não são manipuláveis e descartáveis como os outros, e que podem controlar os sentimentos.

Isabel D´Ávila de Alencar (Patricia Pillar) e Augusto de Valmont (Selton Mello) são libertinos convictos e amantes ocasionais. Ricos, elegantes, descompromissados e amorais, ocupam o tempo com eventos sociais, festas, viagens e novas conquistas. A reputação do bon vivant é conhecida na cidade.

Isabel faz menos alarde. Ficou viúva ainda muito jovem e é admirada por estar "à frente do seu tempo", sem desrespeitar as regras sociais da boa conduta. Discretamente, mantém uma relação de cumplicidade com Augusto há anos. Entre quatro paredes, a dupla arquiteta planos e envolve outras pessoas em seus jogos de prazer. Querem mostrar que não são manipuláveis nem descartáveis como os outros. E competem entre si para provar quem é mais hábil na arte da sedução. 

Tudo vai bem até que um elemento inesperado desestabiliza essa parceria fundamentada na luxúria e na vaidade. Do alto da arrogância, Isabel e Augusto menosprezam os sentimentos alheios e se julgam imunes a eles. Não imaginam que o amor os afetará de maneira irreversível.

CASOS E ACASOS

Heitor Damasceno (Leopoldo Pacheco) é o caso mais recente de Isabel. O rico comerciante nunca se casou e enche a viúva de presentes e elogios. Vaidosa e segura de si, Isabel se diverte com a convicção de que logo o amante a pedirá em casamento – e ela responderá com um sonoro "não". Porém, um dia, vem a surpresa: Heitor pede a mão da jovem Cecília (Alice Wegmann), filha de Iolanda Mata Medeiros (Lavinia Pannunzio), prima de Isabel. A menina tem 17 anos e desde os 10 vive em um internato de freiras. Aos olhos de Heitor, noiva perfeita e mãe ideal para os filhos que pretende ter. 

Isabel não se conforma com o fato de ter sido preterida e arma um plano para se vingar. Com a ajuda de Augusto (Selton Mello), vai fazer com que Cecília perca a virgindade antes do casamento. Para isso, vira confidente da sobrinha e passa a manipulá-la.

A princípio, Augusto (Selton Mello) não se empolga com a tarefa – desvirtuar uma virgem ingênua soa pouco instigante para ele. Isabel (Patricia Pillar) decide, então, agir sozinha, e sugere que Iolanda (Lavinia Pannunzio) contrate um professor de música para Cecília (Alice Wegmann). Afinal, a menina precisa mostrar a Heitor (Leopoldo Pacheco) que foi muito bem educada.

Iolanda acata a sugestão da prima e contrata Felipe Labarte (Jesuíta Barbosa) para dar aulas de violoncelo à filha. O rapaz bonito e gentil é professor de piano de Isabel, e ela pressente que Cecília provavelmente se encantará por ele. 

Felipe também se apaixona por Cecília, mas suas boas intenções frustram as expectativas da viúva. O professor quer se casar com a puplia e não ousa tocá-la antes de levá-la ao altar. Para Isabel, não resta alternativa além de recorrer mais uma vez ao cúmplice.

Contudo, nem Isabel (Patricia Pilla) contava que Augusto (Selton Mello) fosse investir em outra conquista: Mariana de Santanna (Marjorie Estiano), mulher casada e virtuosa que passa uma temporada na Quinta de Consuêlo (Aracy Balabanian).

Enquanto o marido viaja a trabalho, Mariana fica à mercê do conquistador. Ele conta com a colaboração do fiel empregado Vicente (Renato Góes), que se envolve com Júlia (Yanna Lavigne), criada de Mariana. Ingênua, a moça acaba revelando informações que ajudam Augusto a se aproximar cada vez mais de sua presa. 

Mariana (Marjorie Estiano) cai na armadilha e se sente cada vez mais atraída por Augusto. Mas o conquistador não contava que também provaria o próprio veneno. Ao tentar corromper Mariana, Augusto é surpreendido por um sentimento inédito: o amor. E isso põe em xeque tudo em que acredita.  

Ligações Perigosas tem duração de 10 capítulos e estreia marcada para janeiro de 2016.  

 

Atualizado em 5 Jan 2016.

Por A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10