Guia da Semana

Estreia na segunda (21), às 20h30, a nova versão de Carrossel no SBT. O remake da produção de 1991 promete ser fiel a versão original e até foi lançada com o mesmo slogan: “Embarque nesse Carrossel”. Desta vez, “a novela que vai unir a família brasileira” conta com autoria de Iris Abravanel, esposa de Silvio Santos, e direção de Reynaldo Boury.

A protagonista professora Helena fica sob a responsabilidade de Rosanne Mulholland, que já participou de produções como A Grande Família e Separação?, da Rede Globo, e A Liga, da Bandeirantes.

Um grande destaque de Carrosel é a estreia da menina Maísa como atriz, deixando brevemente de lado seu talento de apresentadora e até mesmo seus cachinhos. A novela, apesar de se manter fiel a versão original, aborda com o dia a dia das crianças, principalmente, um conflito muito atual: o bullying.

Desde os personagens clássicos que vão da riquinha Maria Joaquina, o humilde Cirilo, a romântica Laurinha e o agitado Paulo, não ficam de lado temas como, a menina que tem dificuldade de se enturmar e o garoto frágil ameaçado pelo grandalhão na hora do recreio.

Enredo

A novela começa com a chegada de Helena à Escola Mundial para assumir o cargo de efetiva depois que a professora anterior pediu demissão devido ao grande estresse que passava todos os dias.

Com sua jovialidade, beleza e desejo de lecionar, Helena é a primeira e única até então a conquistar todas as crianças do terceiro ano. Porém, seu jeito mais maleável bate de frente com as regras e exigências da impetuosa e rigorosa diretora do colégio, Sra. Olivia (Noemi Gerbelli).

O que torna a professora tão especial é seu jeito disposto a colaborar com todos, que faz com que ela não só conquiste a confiança dos alunos, como também acabe se envolvendo com os conflitos pessoais e familiares de cada um. Com isso, Helena, além de professora, passa a ser uma grande amiga e conselheira da classe.

Seu grande aliado na novela é Firmino (Fernando Benini), o zelador da escola, que conhece todos os alunos e professores e sabe lidar da melhor forma possível com cada um deles.

A parte romântica da trama começa quando a professora de música Matilde, enlouquecida, deixa a escola e é substituída por Renê. O professor, que forma uma banda com os alunos do terceiro ano, passa a ter um romance com Helena.

Confira como alguns personagens eram e estão agora:

Professora Helena

É a protagonista de “Carrossel”, uma mulher doce, sensível e que durante toda a trama, buscava auxiliar seus alunos da melhor forma.

Maria Joaquina

É a garota mais rica do colégio, filha de um renomado médico, o Dr. Villaseñor. Com uma personalidade forte, é tida como preconceituosa pelos colegas de classe.

Laura Gianolli

É a personagem mais romântica da novela. Gordinha, antigamente ela sempre aparecia segurando um sanduiche em uma das mãos. Entre suas frases principais, destaque para “Isto é tão romântico”, ou “Isto é muito sentimental”.

Cirilo Rivera

Conhecido por seu jeito inocente, o garoto era sempre vítima de brincadeiras realizadas por seus colegas. De origem pobre, antigamente ele nutria uma espécie de amor platônico por Maria Joaquina.

Valéria Ferreira

Ela nutria um grande amor pelo personagem David. Durante suas aparições, Valéria pede muitos conselhos para a Professora Helena.

Jaime Palilo

Um dos personagens mais carismáticos de toda a trama. Gordinho por excelência, seu principal bordão era “Mais que droga de cabeça”.

Paulo Guerra

Literalmente, o aluno problema. Paulo foi o responsável por diversas confusões no colégio. Uma delas, aliás, lembrada por muitos da versão original, se refere ao fato dele ter colocado tachinhas na cadeira da garota Laura.

Carmen Carillo

Uma das garotas mais estudiosas da “Escola Mundial”. Na trama original, sua personagem se destacou após ter sofrido um processo de apendicite aguda.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 22 Mai 2012.