Guia da Semana

Seremos capazes?

No fim do ano, falar de consumo é apropriado devido a tantas compras. Às vezes, o gasto é maior do que deveria e isso pode acarretar em diversas consequências para o planeta. É preciso encontrar respostas quando o problema está fora do controle

Foto: Getty Images


Todos sabemos que a sobrevivência de uma organização resulta da capacidade em conquistar e fidelizar seus clientes. Rentabilidade, antes de ser um objetivo, é uma necessidade. Igualmente, não é nenhuma novidade que o planeta está sendo devastado vertiginosamente.

De acordo com a ONG WWF, para suportar o nível atual de consumo da humanidade, seria necessário um patrimônio biológico (biocapacidade) 30% maior do que a terra pode oferecer. O colapso do planeta é muito mais que uma preocupação ambientalista, é uma realidade que está sendo ignorada pela maioria dos seres humanos.

Diante de um simples retrato do cenário contemporâneo, fica a pergunta: nós seremos capazes de transformar o ato de comprar em "consumo consciente"? Respeitadas ONGs no Brasil ou espalhadas pelo mundo nos alimentam de informações, conhecimento e provas de que não teremos condições de continuar no ritmo em que nos encontramos. Mas nós sabemos disso e, consequentemente, já temos consciência. Então o que está faltando?

Falta entrarmos em uma região mental que não é regida pela consciência, que é o inconsciente. Entretanto, a neurociência já está se aventurado pelas regiões desconhecidas da mente e o neuromarketing também. O rastreamento mental proporcionado pela neurociência e que presta serviço ao marketing, oportuniza um mapeado não propriamente do inconsciente, mas das reações e motivações das pessoas.

Comprar por imitação - sem ter a menor consciência disso - é obra dos neurônios-espelho que aliados a dopamina levam o sujeito a tomar uma decisão de compra em 2,5 segundos. A dopamina é uma das substâncias mais viciantes e prazerosas, tornando o ato de comprar uma experiência quase orgástica. O neuromarketing, sabendo disso, investe bilhões para descobrir como nós podemos ser acionados em nossas supostas vontades e prazeres para comprarmos mais. Em função disso, as marcas não disputam mais espaços nas prateleiras, mas lutam por um espaço nas nossas mentes, o share of mind não é uma expressão do marketing, é uma realidade de todos os consumidores. Porém o efeito é muito mais inconsciente que consciente.

Além disso, sabemos que se um dos eixos da sustentabilidade é a viabilidade econômica, o outro é o cuidado com o meio ambiente e como podemos ser agentes de um consumo consciente se estamos sendo capturados pelo inconsciente? Um dos caminhos é analisarmos quais são os motivos que nos levam ao consumismo: é a busca pelo prazer? É evitar o desprazer? É a tentativa de terceirizar segurança ou valor próprio? Afinal, o que buscamos nas lojas e que não estamos encontrando dentro de nós?

Quem é o colunista: Márcia Tolotti

O que faz: divide seu tempo entre a clínica psicanalítica, os livros que escreve e a empresa Moddo Conhecimento Estratégico.

Melhor lugar do mundo: primeiro: todos os que está com a família reunida e depois Giudecca.

Pecado gastronômico: as massas que ela própria prepara.

Fale com ela: marcia@moddo.com.br

A Expo Money é um evento de Educação Financeira e de Investimentos, totalmente gratuito, voltado para todas as pessoas interessadas em aprender a administrar suas finanças.



Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro