Guia da Semana

Serras Catarinenses: Águas Termais

Programe suas férias na região que agrega infraestrutura, tranquilidade e paisagens inesquecíveis

Foto: Divulgação/Santur


O Estado de Santa Catarina possui diversas estações de águas termais, algumas situadas em suas principais cidades. Milhares de turistas do Brasil e do mundo vão até lá para conferir essa maravilha da natureza, que dizem ter propriedades terapêuticas, tais como:

- curar de males no intestino e pele;

- serem usadas também como calmantes e ajudam no equilíbrio do estresse;

- ajudam a combater insônia e fraqueza;

- melhoram reumatismos, sequelas crônicas, hipertensão e hipotensão.

As águas brotam (a uma temperatura média de 38ºC) de metros abaixo da terra, sendo uma atração para adultos e crianças que passam suas férias por lá. Algumas das principais cidades que possuem estâncias de águas termais são: Tubarão, Gravatal e Santo Amaro da Imperatriz.

Tubarão
É uma das cidades mais importantes do sul de Santa Catarina, com cerca de 90 mil habitantes. O turismo é totalmente voltado para as fontes termais, atraindo turistas de diversas regiões atrás, principalmente, das propriedades terapêuticas da água.  Tubarão é o segundo centro comercial no sul do estado, principalmente nos mercados de cerâmica e metal cerâmico.

Três fontes termais são famosas na cidade: Rio do Pouso, Santo Anjo da Guarda e Tubarão. Em Rio do Pouso, há tratamentos com lama e água radioativa. Essa água é canalizada para piscinas e banheiras de 37ºC. Já as águas de Santo Anjo da Guarda são a segunda mais radioativa do Brasil, atrás apenas de Araxá, em Minas Gerais. E, nas Termas de Tubarão, o passeio da Maria Fumaça atrai famílias, principalmente as crianças.
 
Foto: Norberto Cidade/Santur


Gravatal
A arquitetura e a cultura da pequena cidade, colonizada por italianos e alemães, lembra muito regiões europeias. Gravatal também chama a atenção de turistas por suas águas termais, com destaque para a Estância de Águas Hidrominerais, em que hotéis captam a água in natura, montando piscinas coletivas e banheiros individuais para todos os apartamentos.

Não somente as águas termais, mas também a natureza é um grande atrativo de Gravatal. Há mirantes naturais, grutas, cachoeiras e trilhas para os mais aventureiros e também sítios para os que desejam somente descansar e aproveitar o ambiente.

Santo Amaro da Imperatriz
É outra cidade que também atrai diversos turistas, graças aos poderes relaxantes e terapêuticos das águas termais. As fontes termominerais lançam jatos de água a uma temperatura que varia entre 37º C e 39ºC. Além disso, possui um verdadeiro santuário ecológico coberto por Mata Atlântica (63% de sua área é preservada e sem atuação do homem).

As diversas cachoeiras e rios locais atraem turistas de aventura, que procuram praticar rafting, rapel e canoagem. Suas altas montanhas também são point para os amantes de voo livre. Outro destaque da cidade é o turismo rural, para os que preferem a calma de um cenário campestre.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia