Guia da Semana

Sexta-feira 13

Para a grande maioria, uma data para se riscar do calendário. Conheça a trilha sonora e a seleção de filmes para arrepiar a espinha no dia que mexe com o imaginário popular

Fotos: Think Stock


Crendices que envolvem espelhos quebrados, gatos pretos, não passar por debaixo das escadas, etc... É quase impossível ficar indiferente quando uma sexta-feira 13 se aproxima. Para um bom supersticioso, nada é mais assustador do que a data, que traz consigo mitos de bruxas, lendas urbanas e fantasmas que ganham liberdade para aterrorizar os seres humanos na ocasião.

Se você é um místico assumido, a melhor coisa a se fazer é ficar debaixo dos cobertores com a companhia de chocolate quente e o controle remoto. Conheça as origens do mito e confira nossa seleção de 13 músicas e 13 filmes para ajudar a assombrar o seu dia.

Primórdios

A mitologia nórdica foi a primeira a anunciar a predisposição ao azar na data. Em um banquete divido, 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e iniciou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Outra lenda refere-se à deusa Friga, do amor e da beleza. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, ela foi transformada em bruxa. Como vingança, Friga passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, e os 13 ficaram rogando pragas aos humanos. A superstição se espalhou pela Europa.



No cristianismo, a razão para o mau agouro na data seria pelo fato de que na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo uma era Judas Iscariotes - o traidor de Jesus Cristo. Além disso, em 13 de outubro de 1307, o rei Filipe Quarto, da França, declarou ilegal a Ordem dos Templários - organização militar católica que tinha o objetivo original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista - e seus membros foram presos, torturados e executados.

Conheça 13 músicas diabólicas para deixar qualquer supersticioso de cabelo em pé
 Thriller - Michael Jackson
Long Hard Road Out Of Hell - Marilyn Manson   
The Number Of The Beast - Iron Maiden  
Black Sabbath - Black Sabbath  
Boris The Spider - The Who   
I Put A Spell On You - Screamin Jay Hawkins
Sympathy for the Devil - Rolling Stones  
Ghost Song - The Doors
Mistérios da Meia Noite - Zé Ramalho  
Cemetery Gates - Pantera
Noite Preta - Vange Leonel
Doce Vampiro - Rita Lee

Na numerologia, o número 13 é dito de má sorte porque vem depois do 12, este considerado completo por serem 12 meses do ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus e 12 signos do Zodíaco. Dessa forma, o 13 transformou-se um número irregular e de infortúnio. No tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

No século 20, um acidente envolvendo a espaçonave Apolo 13, que se dirigia à Lua, reafirmou a superstição. A nave teve o lançamento em 13 de abril de 1970 e deixou os astronautas quatro dias com o oxigênio racionado na órbita terrestre.

Sorte?



Segundo os místicos, esse dia está associado à evolução de todo ser e também é considerado um dos dias mais poderosos, pois seus algarismos somam 4 (1+3), o número que representa os quatro elementos existentes: a água, o fogo, a terra e o ar. Para a Wicca - religião pagã relacionada a elementos da natureza - a sexta-feira 13 não tem nada de maléfico, sendo considerada o dia do amor.

Algumas vilas portuguesas celebram a sexta-feira 13 com roupas de bruxas e bruxos, teatros e encenações de queimadas. Embora na maior parte do mundo ocidental seja mal visto, em países como índia e Japão o número é utilizado em prédios e símbolos sagrados.


Confira 13 filmes para te colocar no clima da sexta-feira
 O Massacre da Serra Elétrica (1974)
A Profecia (1976)
Sexta-feira 13 (1980)
Poltergeist - O Fenômeno (1982)
A hora do Pesadelo (1984)
As Bruxas de Eastwick (1987)
Cemitério Maldito (1989)
A Mão que Balança o Berço (1992)
Bruxa de Blair (1999)
A Casa de Cera (2005)
Espíritos - A Morte Está a Seu Lado (2005)
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Atividade Paranormal (2007)


Atualizado em 12 Fev 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10