Guia da Semana

Fotos: Think Stock


Crendices que envolvem espelhos quebrados, gatos pretos, não passar por debaixo das escadas, etc... É quase impossível ficar indiferente quando uma sexta-feira 13 se aproxima. Para um bom supersticioso, nada é mais assustador do que a data, que traz consigo mitos de bruxas, lendas urbanas e fantasmas que ganham liberdade para aterrorizar os seres humanos na ocasião.

Se você é um místico assumido, a melhor coisa a se fazer é ficar debaixo dos cobertores com a companhia de chocolate quente e o controle remoto. Conheça as origens do mito e confira nossa seleção de 13 músicas e 13 filmes para ajudar a assombrar o seu dia.

Primórdios

A mitologia nórdica foi a primeira a anunciar a predisposição ao azar na data. Em um banquete divido, 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e iniciou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Outra lenda refere-se à deusa Friga, do amor e da beleza. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, ela foi transformada em bruxa. Como vingança, Friga passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, e os 13 ficaram rogando pragas aos humanos. A superstição se espalhou pela Europa.



No cristianismo, a razão para o mau agouro na data seria pelo fato de que na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo uma era Judas Iscariotes - o traidor de Jesus Cristo. Além disso, em 13 de outubro de 1307, o rei Filipe Quarto, da França, declarou ilegal a Ordem dos Templários - organização militar católica que tinha o objetivo original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista - e seus membros foram presos, torturados e executados.

Conheça 13 músicas diabólicas para deixar qualquer supersticioso de cabelo em pé
Thriller - Michael Jackson
Long Hard Road Out Of Hell - Marilyn Manson
The Number Of The Beast - Iron Maiden
Black Sabbath - Black Sabbath
Boris The Spider - The Who
I Put A Spell On You - Screamin Jay Hawkins
Sympathy for the Devil - Rolling Stones
Ghost Song - The Doors
Mistérios da Meia Noite - Zé Ramalho
Cemetery Gates - Pantera
Noite Preta - Vange Leonel
Doce Vampiro - Rita Lee

Na numerologia, o número 13 é dito de má sorte porque vem depois do 12, este considerado completo por serem 12 meses do ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus e 12 signos do Zodíaco. Dessa forma, o 13 transformou-se um número irregular e de infortúnio. No tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

No século 20, um acidente envolvendo a espaçonave Apolo 13, que se dirigia à Lua, reafirmou a superstição. A nave teve o lançamento em 13 de abril de 1970 e deixou os astronautas quatro dias com o oxigênio racionado na órbita terrestre.

Sorte?



Segundo os místicos, esse dia está associado à evolução de todo ser e também é considerado um dos dias mais poderosos, pois seus algarismos somam 4 (1+3), o número que representa os quatro elementos existentes: a água, o fogo, a terra e o ar. Para a Wicca - religião pagã relacionada a elementos da natureza - a sexta-feira 13 não tem nada de maléfico, sendo considerada o dia do amor.

Algumas vilas portuguesas celebram a sexta-feira 13 com roupas de bruxas e bruxos, teatros e encenações de queimadas. Embora na maior parte do mundo ocidental seja mal visto, em países como índia e Japão o número é utilizado em prédios e símbolos sagrados.


Confira 13 filmes para te colocar no clima da sexta-feira
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
A Profecia (1976)
Sexta-feira 13 (1980)
Poltergeist - O Fenômeno (1982)
A hora do Pesadelo (1984)
As Bruxas de Eastwick (1987)
Cemitério Maldito (1989)
A Mão que Balança o Berço (1992)
Bruxa de Blair (1999)
A Casa de Cera (2005)
Espíritos - A Morte Está a Seu Lado (2005)
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Atividade Paranormal (2007)


Atualizado em 12 Fev 2014.