Guia da Semana

Sonho de Luiz Fernando Carvalho

A série traz o doutorando em psicologia que escreve um livro e busca respostas para seus questionamentos - da mesma maneira que Freud tentou

Foto: Divulgação/TV Globo


No ar há algumas semanas, a série Afinal, o que Querem as Mulheres? é mais um produto televisivo com o DNA do diretor Luiz Fernando Carvalho. O diretor tem status diferenciado na Globo: vem realizando peças autorais, tem mais tempo para a execução das mesmas e é conhecido pela intensa preparação de atores que promove a cada nova empreitada.

Seu mais recente trabalho na telinha foi o Projeto Quadrante, que previa a execução de quatro microsséries baseadas em clássicos da literatura. A ideia era utilizar autores de diferentes regiões do país, adaptando-os em suas terras natais, utilizando atores e mão-de-obra locais. O Projeto Quadrante rendeu duas microsséries: a hermética A Pedra do Reino, de 2007, e a interessante Capitu, de 2008. Dois Irmãos e Dançar Tango em Porto Alegre seriam as próximas produções, mas o Projeto Quadrante está, ao menos por enquanto, paralisado.

A Pedra do Reino e Capitu tem características em comum: a narrativa não-linear, as interpretações teatrais, cenários surreais, takes de câmera e cortes diferenciados, cores intensas...Características que apareceram no trabalho televisivo de Luiz Fernando Carvalho em maior grau a partir de Hoje É Dia de Maria, bem-sucedida minissérie que emplacou duas temporadas em 2005.

Talvez por terem sido consideradas de difícil compreensão, as minisséries do Projeto Quadrante foram deixadas de lado e o diretor, agora, aposta em Afinal, o que Querem as Mulheres? A trama apresenta um argumento mais palatável, o que a torna, nem que seja ao menos um pouco, mais "popular" que Capitu. A história do doutorando em psicologia que publica um livro buscando responder à famosa indagação do doutor Freud, mas que não consegue compreender a própria mulher, aproxima o conflito ao público.

Mesmo assim, lá estão as cenas com a marca do diretor. Passagens aceleradas se misturam a outras mais lentas, cenas inseridas representando sentimentos, ao invés de ações, quadros com uma única cor predominante, além da trilha sonora diferenciada tornam Afinal, o que Querem as Mulheres? um meio-termo entre o Projeto Quadrante e uma série televisiva mais "comum". Não é difícil notar a tal da preparação a que os atores que trabalham com Carvalho se submetem: basta observar as cenas de Vera Fischer, por exemplo, muito boas!

Michel Melamed, o protagonista André Newman, repete com o diretor a dobradinha de Capitu, mas agora aparece não só no elenco, como também no argumento e na trilha sonora da série. Um grande encontro, cujo belíssimo resultado pode ser visto às quintas-feiras, por volta das 23h30, na Globo.

Atitude louvável da emissora de oferecer um espaço em sua grade para atrações diferenciadas como Afinal, o que Querem as Mulheres? Afinal, a emissora sabe bem que não se trata de um produto feito para dar Ibope e, mesmo assim, o colocou no confronto direto com A Fazenda da Record. A série não vai explodir na audiência, mas é inegável que a experimentação é a chave para que a narrativa televisiva possa seguir evoluindo.

Leia as colunas anteriores de André Santana: 

Vale a pena ver de novo?

Malhação: celeiro de revelações

Mais interessante que a sua?

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: andre-san@bol.com.br ou acesse seu blog.




Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro