Guia da Semana

Tablado no divã

No novo programa do Canal Brasil, Palco e Plateia, José Wilker entrevista renomados diretores de teatro com participação de um público seleto

Foto: Divulgação

Personalidades como Miguel Falabella são entrevistadas no programa semanal

Aderbal Freire-Filho, Rodolfo Gárcia Vazquez, Antunes Filho, Miguel Falabella, Hamilton Vaz Pereira, grupos como Galpão, Os Satyros e outros supra-sumos do universo teatral brasileiro saem de trás das cortinas para frente das câmeras. O ator e crítico de cinema José Wilker entrevista cada um deles na série de tv Palco e Plateia, que estreia dia 4 de abril.

É traçado um verdadeiro panorama do teatro brasileiro, suas diversas manifestações, linguagens, métodos de encenação e processos criativos. São 13 episódios de meia hora cada que serão exibidos todas as segundas-feiras, às 21h, e reprisados nos domingos, às 12h30, no Canal Brasil.

"Cada um aborda a trajetória de um só diretor: o José Wilker conversa com o entrevistado no palco e a plateia participa fazendo perguntas", explica Pedro Flores, responsável pela direção da novidade na telinha. Além do bate-papo, são mostradas imagens das produções teatrais e depoimentos de grandes atores e profissionais do meio que fizeram parte da trajetória do entrevistado.

Foto: Divulgação

O cearense Aderbal Freire-Filho é o primeiro a ser entrevistado

Segundo Pedro, no programa do Aderbal Freire-Filho, que abre a série, celebridades como Wagner Moura e Andréa Beltrão - que, sob sua direção, atuaram respectivamente na nova montagem de Hamlet (2008) e em As Centenárias (2010) - fazem parte do seleto time escalado para as declarações. Já no especial de Miguel Falabella, participam Arlete Salles, Bruno Garcia e Aracy Balabanian.

Diálogo com público

Uma das diferenças do programa em relação a um tradicional talk show é a participação da plateia, muitas vezes formada por atores e pessoas do mundo das artes cênicas, estabelecendo uma troca entre diretor, profissionais e admiradores. Para Pedro, esse é um dos principais ganhos da série e é perceptível o peso que faz ter um público do meio.

"Na maioria deles, conseguimos convidar os alunos de teatro, mas, como começamos a gravar em dezembro, pegamos muitas férias. Uma plateia como a do Antunes Filhos, Os Satyros e Olodum, com todo o grupo, deixa o programa mais quente e, em alguns, até pessoas famosas participaram, como foi o caso da Renata Sorrah, na entrevista da Bia Lessa, e a Rosi Campos na do Gabriel Vilella", afirma.

Foto: Divulgação

Da esquerda para direita, Jorge Nassarala, José Wilker, Aderbal Freire-Filho e Pedro Flores

Cara a cara

Para a escolha dos entrevistados, uma vasta pesquisa foi feita pelo roteirista Sérgio Bressani, com o objetivo de apresentar a diversidade cultural a nível nacional. Nessa primeira série, foram convidadas pessoas de cinco diferentes estados, segundo Pedro.

Além da lista seleta de diretores desses 13 programas, outros de renome foram escalados mas não foi possível a conciliação com a agenda. "Muitas pessoas maravilhosas ficaram de fora, como a Bibi Ferreira, Zé Celso e Felipe Hirsch. Sentimos que temos campo para uma próxima rodada", ressalta.

Programação

4 de abril - Aderbal Freire-Filho
11 de abril - Charles Möeller
18 de abril - Bia Lessa  
25 de abril - Amir Haddad
2 de maio - Chica Carelli e Marcio Meirelles (Teatro Olodum)
9 de maio - Rodolfo Garcia Vazquez (Grupo Os Satyros)      
16 de maio - Eduardo Moreira (Grupo Galpão)  
23 de maio - Jô Soares
30 de maio - Guti Fraga (Grupo Nós do Morro)
6 de junho - Miguel Falabella
13 de junho - Gabriel Villela 
20 de junho - Hamilton Vaz Pereira 
27 de junho - Antunes Filho

Serviço
Quando: segundas-feiras, às 19h30 e domingo, às 12h30
Onde: Canal Brasil

Atualizado em 12 Fev 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10