Guia da Semana

Para transmitir os Jogos Olímpicos ao vivo, alguns canais de TV decidiram mexer em suas grades de programação para conseguir realizar uma boa cobertura das Olimpíadas 2016, que rola de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. A Rede Globo, por exemplo, decidiu estrear a nova temporada de Malhação, intitulada "Pro Dia Nascer Feliz", somente no dia 22 de agosto.

Saiba mais detalhes sobre a transmissão dos jogos olímpicos 2016 na TV e Internet:

REDE GLOBO

Entre os dias 3 e 21 de agosto, a Rede Globo terá mais de 100 horas de transmissões ao vivo dos Jogos Olímpicos. Desde 1º de agosto que todos os telejornais da emissora, do Bom Dia Brasil ao Jornal da Globo, são apresentados diretamente do Estúdio Olímpico, localizado no coração do Parque Olímpico da Barra. Fernanda Gentil e Alex Escobar se revezam como mestres de cerimônia do estúdio e levam a conversa do público sobre os Jogos para dentro das transmissões – diariamente, um grande telão mostra, ao vivo, a interação do público através das redes sociais, com a ativação da #SomosTodosOlímpicos.

Quem perder qualquer lance dos principais Jogos Olímpicos terá a chance de ver – e rever – os melhores momentos no Balada Olímpica, que esquentará as madrugadas com música, entretenimento e um balanço dos principais momentos que emocionaram o dia olímpico. Carol Barcellos e Flavio Canto comandam a atração, que receberá diariamente convidados especiais.

Além das cerca de 10 horas diárias de conteúdo olímpico no ar, a emissora carioca também oferece um segundo canal exclusivo, intitulado Play nos Jogos, na plataforma de video on demand Globo Play, disponível também no globoesporte.com. Aberto e gratuito aos usuários em todo o Brasil, o canal será integralmente dedicado à transmissão dos Jogos Olímpicos.

Além das transmissões ao vivo, o usuário também terá acesso a um material sob demanda, podendo pesquisar competições já exibidas em um catálogo organizado por atletas, modalidades esportivas e países que competem.

Confira os horários das transmissões da Rede Globo do dia 17 de agosto:

10h – Handebol Masculino - Brasil x França
13h – Futebol Masculino - Brasil x Honduras
15 – Ginástica de Gala
22h – Vôlei de Praia Feminino - disputa pelo bronze - Larissa/Talita x Walsh/ April Ross
22h50 – Vôlei Masculino - Brasil x Argentina
0h16 – Vôlei de Praia Feminino - disputa pelo ouro - Ágatha/Bárbara x Laura Ludwig/ Walkenhorst

** Os horários das provas podem variar de acordo com o andamento da competição.

SPORTV

Entre os dias 3 e 21 de agosto, os canais SporTV terão mais de 4000 horas de transmissão, com a participação de 35 narradores e 110 comentaristas consagrados como a romena Nadia Comaneci (Ginástica) e o norte-americano Carl Lewis (Atletismo).

A SporTV conta com 16 canais em alta definição (HD) para exibir todas as disputas nas 42 modalidades. Para quem gosta de se programar, o SporTV 4 será um guia de todos os outros 15 canais, 24 horas ao vivo, informando o que de melhor está acontecendo e em qual canal encontrar.

Já os canais SporTV, SporTV 2 e SporTV 3 exibirão os principais eventos e as modalidades nas quais os atletas brasileiros possuem maiores chances de chegar ao pódio. As demais competições serão agrupadas de acordo com modalidades afins como, por exemplo, esportes aquáticos. Cada grupo de esportes olímpicos será inserido em um dos outros 12 canais SporTV, temporariamente abertos na frequência dos canais Premiere.

Confira a programação de cada canal SporTV:

SporTV 5 – Vôlei
SporTV 6 – Atletismo, ginástica e vela
SporTV 7 – Esportes aquáticos: natação, saltos ornamentais, nado sincronizado, maratona aquática e polo aquático.
SporTV 8 – Lutas: boxe, judô e taekwondo
SporTV 9 – Vôlei de praia e pentatlo moderno devem sintonizar
SporTV 10 – Tênis e badminton
SporTV 11 – Futebol e hipismo
SporTV 12 – Basquete, remo e luta olímpica
SporTV 13 – Tiro com arco, canoagem, hóquei sobre grama e triatlo
SporTV 14 – Handebol e rugby
SporTV 15 – Golfe, tiro esportivo e raquetes do tênis de mesa
SporTV 16 – Esgrima, levantamento de peso e ciclismo

Além da transmissão pela TV, os assinantes podem conferir as disputas ao vivo pelo computador, smartphone ou tablet por meio do SporTV Play ou do aplicativo "SporTV Rio 2016".

Confira a agenda completa das transmissões dos 16 canais do SporTV aqui!

BAND

A Band também mudou a sua grade de programação em prol da cobertura das Olimpíadas 2016. A emissora terá nada menos do que mais de 250 horas de transmissão ao vivo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, transmitidas diretamente do estúdio da emissora no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Com uma belíssima vista como pano de fundo, o glass studio construído no Parque Olímpico vai abrigar as ancoragens, inclusive dos telejornais – é de lá que Ricardo Boechat e Paloma Tocci vão apresentar o “Jornal da Band”. Os narradores e comentaristas da emissora também terão à disposição um segundo estúdio no Centro de Transmissão Internacional, além de ocupar posições exclusivas nas arenas de competição.

Durante os jogos, atletas medalhistas irão integrar a equipe esportiva da Band. O campeão olímpico Marcelo Negrão e a ex-jogadora e medalhista olímpica Virna encabeçam um time de 40 comentaristas.

Um dos principais destaques é Álvaro José, jornalista especializado em modalidades olímpicas. De Moscou em 1980 à Londres em 2012, ele já cobriu nove olimpíadas. Professor de história, Álvaro é reconhecido por seu profundo conhecimento dos jogos e pela memória certeira que aparece durante as transmissões em forma de dados, nomes e marcas de recordes.

Outro destaque fica para José Luiz Datena, que vai narrar partidas de vôlei. A cobertura do futebol nos jogos ficará a cargo do time titular: Téo José, Oliveira Andrade, Neto, Denilson, Ulisses Costa e Edmundo.

O público da emissora poderá acompanhar as transmissões em tempo real na web, pelo Portal da Band, e também pelo aplicativo da emissora para smartphone.

BANDSPORTS


No canal Bandsports, durante todo o período das Olimpíadas, apenas 30 minutos de cada dia não serão dedicados ao evento. Essa meia hora será ocupada por dois jornais de 15 minutos, com notícias sobre outros eventos esportivos. As outras 23 horas e meia serão integralmente ocupadas pelos jogos olímpicos – dois jornais diários, boletins e flashes ao vivo, dezenas de competições ao vivo e, na madrugada, reprises dos eventos mais emocionantes.

Todos os jornais e boletins olímpicos terão o mesmo nome: “Maratona”. Pela manhã, apresentado por Maria Paula e William Lopes, o jornal Maratona vai começar pontualmente às 7h15 e terminar no exato momento em que começar a primeira competição olímpica do dia. A partir de então, o tempo será todo ocupado pela transmissão ao vivo das competições e, nos intervalos entre uma e outra, por boletins e flashes jornalísticos, com as informações do momento.

No final da noite, assim que terminar a última competição transmitida ao vivo, Celso Miranda e Mônica Apor apresentarão a versão noturna do jornal Maratona. O programa, que terá 75 minutos de duração, vai resumir tudo o que aconteceu ao longo do dia, sempre com a participação dos comentaristas do canal. Os dois jornais “não-olímpicos” serão mostrados diariamente após a Maratona da noite e às 7h da manhã.

RÁDIOS

As rádios do Grupo Bandeirantes terão mais de 200 horas de transmissões do maior evento esportivo do mundo. Serão mobilizados 30 profissionais das rádios Bradesco Esportes FM, Rádio Bandeirantes e BandNews FM no Rio de Janeiro.

Por A.

Atualizado em 17 Ago 2016.