Guia da Semana

Foto: Getty Images


A novela Sete Pecados foi ao ar entre 2007 e 2008 na Globo. Marcou a estreia do novelista Walcyr Carrasco na faixa das sete. E só. Campeão de audiência às seis, Carrasco migrou, mas seu público não o acompanhou, e Sete Pecados não se tornou campeã de audiência e nem de repercussão. Mesmo assim, a direção da Globo considerou a trama um bom título para exibir novamente no Vale a Pena Ver de Novo. E Sete Pecados vem amargando a pior média no Ibope na faixa de reprises desta década.

Enquanto isso, o clássico Vale Tudo está sendo reprisado no canal Viva, emissora da TV paga cuja maior parte da grade é preenchida por reprises de programas atuais e antigos da Globo. A trama dos anos 1980, mesmo indo ao ar em horários como meio-dia e 0h45, se tornou o programa mais visto da TV paga e um campeão de repercussão nas redes sociais.

O sucesso do repeteco de Vale Tudo e o insucesso da reprise de Sete Pecados dá margem à uma série de análises no que diz respeito ao programa que a audiência quer assistir. No Vale a Pena Ver de Novo, a Globo sempre dá preferência a reprises de novelas que fizeram mais sucesso. No entanto, a classificação indicativa impede que as tramas das oito sejam reexibidas à tarde. A emissora também não tem o hábito de reprisar tramas muito antigas, pois entende que a qualidade de imagem inferior pode afugentar o público. Sendo assim, são poucas as opções entre os títulos recentes que fizeram sucesso a ponto de justificar uma reprise.

A escolha de Sete Pecados indica isso. O próprio autor Walcyr Carrasco admite que a trama teve seus problemas. Seu desenvolvimento foi irregular, seu mote principal acabou se perdendo e a novela terminou sem deixar saudade. Segundo o jornalista Daniel Castro, em seu blog no portal R7, a Globo tem feito cortes drásticos nos capítulos da novela, transformando dois capítulos e meio originais em um só. Castro disse que, se continuar nesse ritmo, Sete Pecados pode sair do ar em 7 de janeiro com apenas 85 capítulos, contra 208 da exibição original.

Claro que não se deve comparar a audiência da TV aberta com a audiência da TV paga, mas o barulho que Vale Tudo vem fazendo no Viva não seria um indício de que os telespectadores gostariam de rever uma trama mais antiga? Não dá pra saber ao certo, visto que a reprise de Roque Santeiro, promovida no início dos anos 2000, ficou aquém do esperado, e tratava-se de um dos maiores clássicos da nossa televisão. Porém, a terceira exibição de A Viagem, vista em 2006, agradou em cheio. A Viagem nem é tão antiga (foi produzida em 1994), mas era visível sua qualidade de imagem inferior. E isso não impediu que os fãs da trama de Ivani Ribeiro se deliciassem com seu retorno. É algo a se pensar.

Afinal, se a Globo continuar dando preferência aos sucessos mais recentes, serão cada vez mais escassas as opções para o Vale a Pena Ver de Novo. Na década de 2000, os grandes sucessos da emissora foram no horário nobre, às 21 horas, e suas reprises são inviáveis. Os grandes sucessos das seis já foram praticamente todos ao ar. E a faixa das sete registrou pouquíssimos sucessos de fato nos anos 2000. O que vale a pena ver de novo então?

Leia as colunas anteriores de André Santana:

Malhação: celeiro de revelações

Mais interessante que a sua?

Antes do fim

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog.




Atualizado em 10 Abr 2012.