Guia da Semana

Difícil encontrar algum morador de São Paulo que nunca tenha vivenciado um furto, ou que pelo menos tenha alguém próximo que não tenha passado por isso. E quando falamos de furto e roubo de carro, então... Já compramos um carro e automaticamente contratamos o seguro pois sabemos que na capital paulista não dá para brincar com a sorte.

Infelizmente, quem vive em São Paulo sabe que os furtos e roubos já fazem parte do nosso dia a dia, e o que nos resta é ficarmos atentos. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, durante o ano de 2015 foram 189.349 registros de roubo e furto de veículo em todo o Estado de São Paulo. Confira abaixo as ruas com maior índice de furto/roubo de carros, sendo que a região da Zona Leste é campeã no ranking:

ZONA LESTE

Com 96 casos de furto de veículo registrados entre janeiro e setembro de 2015, a Avenida Mateo Bei, em São Mateus, foi a via que contabilizou a maior quantidade de crimes dessa natureza em toda a cidade de São Paulo ao longo dos três primeiros trimestres de 2015. Esse número representa média de uma ocorrência a cada três dias. Os dados são do levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da Polícia Civil obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à informação).

A segunda rua com mais furtos de veículos na cidade de São Paulo também fica em São Mateus, a Avenida Ragueb Chohfi registrou 67 ocorrências dessa natureza entre janeiro e setembro (uma a cada quatro dias, em média).

A terceira colocação do ranking da Zona Leste ficou com a Rua Alvinópolis, na região da Vila Matilde, com 60 casos registrados no período. Paralela à Radial Leste, essa via abriga diariamente dezenas de carros estacionados de usuários do Metrô de São Paulo por ficar perto de duas estações da linha 3-vermelha: Vila Matilde e Penha.

O ranking das dez ruas e avenidas da Zona Leste com mais furtos de veículos registrados nos três primeiros trimestres do ano inclui ainda vias como a Avenida Sapopemba, que corta vários bairros da região, com 53 casos registrados no período. A próxima posição no ranking fica com a Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, que contorna o parque do Carmo, na região de Itaquera, com 42 ocorrências contabilizadas entre janeiro e setembro de 2015.

ZONA SUL

Na Zona Sul, a líder do ranking é a Avenida Octalles Marcondes Ferreira, uma travessa da avenida das Nações Unidas situada entre a estação Jurubatuba da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o shopping SP Market, na região da Capela do Socorro. A avenida conta com 78 casos registrados entre janeiro e setembro de 2015. Ela é a segunda via da cidade com a maior quantidade de ocorrências contabilizada no período.

Na segunda colocação do ranking da Zona Sul, aparece a Rua do Manifesto, no Ipiranga, com 48 furtos de veículos registrados no período. Abaixo dela, vem outra via da região do Ipiranga, a Estrada das Lágrimas, importante via de interligação da capital paulista com o município de São Caetano do Sul, no ABC paulista, com 36 casos contabilizados entre janeiro e setembro.

ZONA OESTE

A Rua Barão do Bananal, na região da Pompeia, registrou 54 furtos de veículos entre janeiro e setembro, o que fez dela a campeã de ocorrências dessa natureza na região este ano. Os trechos dessa via mais utilizados por motoristas que estacionam os seus veículos na rua são os próximos a locais de grande circulação de pessoas, como o Sesc Pompeia e o Bourbon Shopping.

Outra via da região com grande quantidade de furtos de veículos registrados ao longo dos três primeiros trimestres de 2015 é a rua Capote Valente, em Pinheiros, segunda do ranking da Zona Oeste, com 41 casos contabilizados no período.

E na terceira colocação do ranking aparece a Avenida Queiroz Filho, na região da Vila Leopoldina, com 32 furtos de veículos registrados entre janeiro e setembro.

CENTRO

Com 24 furtos de veículos registrados entre janeiro e setembro, a Rua Vergueiro, onde está localizada a estação do metrô de mesmo nome, da linha azul, foi a via da região central com a maior quantidade de casos dessa natureza contabilizados na região central da capital paulista. O trecho da Avenida Celso Garcia localizado na região central contabilizou 11 furtos de veículos no período. Essa via ficou na nona colocação do ranking da região central.

ZONA NORTE

Na Zona Norte, a via campeã de furtos de veículos entre janeiro e setembro, com 37 casos registrados, foi a Rua Parque Domingos Luís, perto da estação Jardim São Paulo, da linha azul do metrô. A Avenida Raimundo Pereira de Magalhães aparece na segunda colocação na Zona Norte, com 35 casos registrados.

Mesmo com os dados alarmantes, o número de ocorrências policiais por ano de furto e roubo de veículo registrados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta uma queda no índice, são 189.349 furtos e roubos de carros em 2015 contra 221.532 de 2014 no Estado de São Paulo.

Este conteúdo é patrocinado pelo BidCarros, inovadora plataforma de compra e venda de automóveis com lógica de leilão reverso

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 18 Abr 2017.