Guia da Semana

O futebol da Europa vem exercendo um excelente papel para impulsionar o setor de turismo do continente. Além dos times onde atuam as maiores estrelas do planeta, jogos e campeonatos como a UEFA Champions League, vista pelo mundo inteiro, mostram a força e a organização impressionante que o esporte alcançou.

A Champions League é um dos campeonatos que traz maior efeito positivo na indústria do turismo europeu. As cidades dos clubes participantes registram lucros enormes nos setores de hospedagem, transporte, vestuário, alimentação, ingressos e outros itens, ao longo da competição.

Entre os clubes, um dos destaques é o FC Barcelona que gerou, entre 2014/15, mais de R$ 3 bilhões, sendo responsável por 6% do turismo catalão. O museu do ‘Barça’ recebeu 30 milhões de visitantes, desde a sua fundação em 1984, uma média de 10 mil turistas/dia. Já é um dos museus mais procurados da Catalunha, considerado passeio obrigatório para quem está de férias procurando o que fazer em Barcelona.

Um jogador em especial vem diversificando seus investimentos em setores como o do turismo. O português Cristiano Ronaldo inaugurou, em outubro de 2016, o Pestana CR7: Lifestyle Hotels, sua segunda unidade hoteleira em sociedade com o grupo Pestana. O empreendimento quatro estrelas, na Baixa Lisboeta, contou com capital na casa de 15 milhões de euros.

Foto de um dos quartos do Pestana CR7 Crédito: Reprodução CR7 Pestana Lisboa

São 82 apartamentos, todos voltados para a bela vista do Rio Tejo e uma suíte equipada com tecnologia que inclui vídeo game Playstation 4, um dos hobbies do craque do Real Madrid. Além disso, o hotel conta com elevadores com telas "touch screen", onde os usuários podem curtir momentos da carreira do ídolo, e escadas com sensores que imitam o som emocionante dos estádios de futebol.

O ‘Pestana CR7: Lifestyle Hotels’ foi projetado para atrair uma nova geração de hóspedes que está procurando onde ficar em Lisboa, e que vai ter surpresas incríveis com as modernas instalações e com as ideias inovadoras pensadas para os fãs do esporte. A primeira unidade Pestana CR7 fica no Funchal, capital da Madeira, e já são aguardadas mais duas unidades para os próximos anos, na Espanha e nos Estados Unidos.

Estádios europeus

Os clubes europeus, casa das maiores estrelas do futebol mundial, constam do roteiro dos viajantes que curtem o esporte e dos que vão especificamente para assistir partidas ou campeonatos. Entre os estádios mais visitados da Espanha estão Camp Nou, em Barcelona, do FC Barcelona e o Santiago Bernabéu, em Madrid, do Real Madrid. Na Itália, o San Siro, do Milan e a Internazionale, ambos em Milão.


Estádio Camp Nou, do FC Barcelona Crédito: Shutterstock

O Estádio da Luz, sede do Sport Lisboa e Benfica, está entre os melhores e mais bonitos da Europa. Já na Alemanha, a procura maior é pela casa do campeão Bayern de Munique e a Allianz Arena, uma das sedes da Copa do Mundo de 2006.


Arena Allianz, na Alemanha Crédito: Shutterstock

Na Inglaterra alguns clubes da primeira divisão merecem tours especiais. Entre os mais visitados de Londres estão o Emirates Stadium, do Arsenal; o Stamford Bridge, do Chelsea; e o Wembley Stadium, o maior da capital inglesa.

Atualizado em 3 Jan 2017.