Guia da Semana

Existe coisa melhor do que explorar novos lugares e se aventurar com a pessoa que amamos? Para quem gosta de viajar em casal e tem um espírito aventureiro, a dica é pesquisar roteiros inusitados e a boa notícia é que o Brasil tem uma porção deles. De rotas de vinícolas a destinos selvagens e rodeados de paisagens naturais, confira 5 rotas românticas para desbravar o Brasil a dois:

Rota do Vinho - São Paulo


Foto: Reprodução/ Roteiro do Vinho

Para quem quer conhecer lugares novos próximos a São Paulo, a dica é conhecer a Rota do Vinho, em São Roque. Com mais de 31 estabelecimentos que são divididos em 3 estradas, o passeio é indicado para os amantes de vinho e de uma ótima culinária. A Estrada do Vinho (com cerca de 10 km de extensão) é uma das mais interessantes de lá - com restaurantes que possuem a opção de conhecer a vinícola, colher uva e provar de seus vinhos recém-fabricados. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita.

Estrada Real - Minas Gerais


Foto: Reprodução/ Agência Minas Gerais

A Estrada Real liga os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e recebeu este nome porque, no século 17, transportava ouro e diamante entre as províncias. O trajeto todo tem mais de 1.600 km, mas a dica é optar por trajetos e cidades que mais agradam, fazendo com que o caminho seja mais curto. Um ótimo destino é conhecer a cidade de Carrancas, em Minas Gerais, que conta com diversos pontos turísticos, entre eles cachoeiras e montanhas que fazem qualquer apaixonado por natureza se encantar. A região possui mais de 50 poços e cachoeiras, sendo um prato cheio para quem quer se refrescar. Dentre os pontos mais conhecidos estão a Cachoeira da Fumaça e Cachoeira da Serrinha. São espetaculares!

Parque Estadual do Ibitipoca - Minas Gerais


Foto: Reprodução

Para quem gosta de lugares incríveis, a dica é conhecer o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais. O roteiro passa por mais de 8 pontos turísticos que valem a visita, como grutas, mirantes e cachoeiras bem refrescantes. O principal destaque é um incrível local ao alto da montanha com a visão perfeita da natureza e do céu, transformando o local em uma verdadeira 'janela' (recebe o nome de Janela do Céu). A trilha, que pode ser feita de carro, tem cerca de 16 km (ida e volta) e fica dentro do Parque Estadual do Ibitipoca, onde é cobrado uma taxa de visitação que varia de R$ 10 (durante a semana) e R$ 20 (aos finais de semana).

Vale dos Vinhedos - Serra Gaúcha


Foto: Reprodução/Shutterstock

No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho. A dica é alugar o carro e percorrer a distância entre as cidades, conhecendo todas as vinícolas e observando de perto a paisagem incrível do local.

Rota Romântica - Gramado


Foto: Reprodução/ Hotel Alpestre

Rota Romântica é o nome do trajeto que liga Porto Alegre a Gramado, no Rio Grande do Sul. O caminho recebe esse nome devido às incríveis e charmosas cidades que estão no percurso, além da beleza da estrada: árvores, flores e paisagens encantam a todos. Não importa a estação do ano em que o passeio é feito, em cada época a vegetação estará com uma beleza diferente. Ao todo são 14 municípios, entre eles estão São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canela e Gramado. Por lá, o visitante encontra rastros da cultura alemã, principal colonizadora da região, além de restaurantes, lojas e pontos turísticos.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 19 Jan 2017.