Guia da Semana

Belo Horizonte está se tornando point de Carnaval e atraindo cada vez mais turistas a fim de curtir a folia e as festas da cidade. Neste ano, a estimativa da Prefeitura é de que 2,4 milhões de pessoas participem do Carnaval por lá, sendo 500 mil turistas. Mais de 350 blocos vão desfilar nas ruas da capital, mas, além da festa de rua gratuita, BH também vai sediar eventos fechados e pagos, com shows de artistas reconhecidos, como Wesley Safadão e Tuca Fernandes.

Nunca foi a BH e quer aproveitar o momento e a expansão do Carnaval para conhecer a capital mineira? A boa notícia é que você pode preparar um roteiro para além das festividades carnavalescas.

Para fugir do óbvio e das atrações turísticas, o Guia da Semana, em parceria com o Rent a local Friend, site que conecta pessoas que vão viajar para um lugar específico a moradores locais, criou um roteiro para você conhecer BH fugindo do circuito tradicional e conhecendo lugares imperdíveis (muitas vezes explorados apenas por quem mora lá e conhece bem a região).

Confira e aventure-se:

Passeio em meio à natureza

Para começar bem, nada melhor do que um banho de cachoeira. Algumas delas se encontram nos municípios de Casa Branca e Rio Acima. A primeira é pra quem tem espírito aventureiro: tem que gostar de escaladas e não dá para ter medo de ladeiras e pedras. A trilha até a cachoeira é considerada bem difícil e é bom ir com alguém local para não se perder.

No caso da de Rio Acima, não existem muitas restrições. A trilha é bem mais tranquila e a vista maravilhosa mais do que compensa. A 30 minutos de Belo Horizonte e com uma estrada de terra no caminho, não precisa ficar se preocupando com a quantidade de turistas.

Depois da trilha, de volta à BH, nada melhor do que um suco natural. O Néctar da Serra oferece 50 opções deles – direto do pé para o seu copo. O lugar é popular tanto entre moradores quanto entre turistas. Interessou? No site você encontra o cardápio e o endereço. São duas filiais, uma no Savassi e outra no Mangabeira.

Piquenique no Parque

Outra opção é fazer um piquenique no parque das Mangabeiras e aproveitar pra mergulhar no verde. Além de relaxar e curtir a paisagem, lá também dá para fazer trilhas em meio à mata nativa. Para quem gosta de skate ou patins, são várias as pistas disponíveis. Ideal para passar algumas horinhas da sua tarde.

Visitar um Museu a Céu Aberto

Inhotim, considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, pode ser incluído nos circuitos usuais, mas também nos alternativos. Diversos tipos de público são atraídos ao local, que fica em Brumadinho, a cerca de 1h30 de BH. É possível chegar lá de carro, mas na rodoviária da capital saem ônibus de terça a domingo.

A arte contemporânea, espalhada por mais de 20 galerias com obras de mais de 80 artistas, costuma encantar quem passa por lá. Os extensos jardins foram pensados para dialogar com as obras de arte. Só visitando para entender.

Museu da Cachaça

Aqueles interessados em degustar novas bebidas já devem saber que Minas é a terra da cachaça. Para eles, vale dar um pulo em Betim, a cerca de uma hora de BH, onde fica o Vale Verde. O processo de produção da cachaça de mesmo nome, líder no mercado nacional de cachaças artesanais, é todo feito lá. Além disso, há um museu contando a história da bebida e mais de 2,5 mil marcas à venda.

Incrível Pôr do Sol

Quer ver o pôr do sol em um lugar lindo? Suba até o restaurante Topo do Mundo, na Estrada da Serra. No alto da cordilheira da Serra da Moeda, a vista é de tirar o fôlego. Inúmeros relevos naturais ficam entre luz do sol e sombras, até o escurecer. Para não perder a viagem, prove um dos fondues e não se esqueça de levar casaco, já que a temperatura costuma cair muito pela noite.

Hora do doce

Deu vontade de um doce? Então não deixe de provar os gelatos da sorveteria Lullo Gelato, no Savassi. Os sorvetes são artesanais e preparados na frente do cliente. Super diferente!

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 617

Dia de Botecar

Que a praia do mineiro é o boteco já é lugar comum, mas entre tantas opções, para quem está chegando agora, fica a dúvida de qual é o "point" do momento e, para isso, mais uma vez são os locais que dão a letra: sugerimos o Zé Pretinho Bar e Restaurante, em Nossa Senhora da Conceição, que costuma ser escolha dos moradores. Tanto de dia quanto de noite, o lugar é um sucesso. Levando o nome do dono, Zé era um famoso garçom mineiro e conseguiu abrir seu próprio negócio. Ele trata todos como verdadeiros amigos, sempre sorridente e atencioso. Em sua página do Facebook, posta o cardápio do dia e foto com os frequentadores.

Outro bar super autêntico é a Birosca S2. O boteco fica no bairro de Santa Tereza e tem a magia pura de fazer com que todos se sintam em casa. Por isso, quem olha de fora acha que é uma casa residencial. A cozinha é aberta, as mesas ficam de frente para uma praça e o serviço é impecável.

Conhecida como “inferninho”, A Obra é uma ótima sugestão se você é daqueles que gosta de voltar para casa na companhia do sol. O lugar está sempre recheado de música boa e um espaço aconchegante. É carta marcada na cena alternativa e descolada do Savassi. Quem visitar o lugar vai conhecer o Tião, que trabalha no bar. Ele está lá há mais de 15 anos e já virou figurinha carimbada entre os frequentadores.

Serviço:

Zé Pretinho Bar e Restaurante: Rua Gravataí, 260 - Nossa senhora da Conceição
Birosca S2: Rua Silvianópolis, 483 - Santa Teresa
A Obra: Rua Rio Grande do Norte, 1168

(Fotos: Shutterstock)

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 21 Fev 2017.