Guia da Semana

Verão combina com praia, certo? Bom, nem sempre. Há quem não suporte o litoral e prefira se refrescar em outros lugares bem longe da maré e oceano.

Você faz parte desse time? Então confira seis dicas de lugares incríveis para visitar no verão:

Brotas, São Paulo

A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs da natureza e do ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade da natureza - criando um cenário de tirar o fôlego! São muitos passeios que incluem trilhas, cachoeiras e rios, além de, claro, charmosas opções de hospedagem que variam de pousadas até campings. Por ser considerado um dos principais destinos de Ecoturismo no Brasil, Brotas conta com diversas atividades, como rafting em meio às corredeiras, rapel e até mesmo tirolesa. A dica para quem busca realizar essas atividades é procurar uma agência de turismo no centro da cidade.

A atração imperdível de Brotas é a visita à Areia que Canta! O local é uma nascente gigante com águas cristalinas e brota em meio a uma areia muito branca - feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados (originando o nome).

Capitólio, Minas Gerais

A cidade de Capitólio, em Minas Gerais, fica em um lugar privilegiado: bem próxima à Serra da Canastra e ao Lago de Furnas, principal atração do local. Esse pedaço de paraíso fica a 450 km de São Paulo e a 280 km de Belo Horizonte. Para quem gosta de contato com a natureza, o passeio é a melhor pedida. Por lá encontram-se cachoeiras, muito verde e incríveis paisagens de tirar o fôlego.

O Lago de Furnas é uma das maiores extensões de água do estado, ganhando o apelido de Mar de Minas. Combinado com vários cânions e quedas d'água, o local possui uma das paisagens mais bonitas do Brasil! Pelos arredores é possível encontrar diversas cachoeiras, águas cristalinas e piscinas naturais que encantam qualquer um.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e abrange três principais municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcanti e São Jorge. O local é conhecido, principalmente, pela diversidade de atrações naturais e por seu exoterismo. Por lá o viajante encontra inúmeras trilhas em meio a natureza, cachoeiras tão incríveis que parecem ter saído de um filme, águas cristalinas, piscinas naturais e muitas outras atrações.

Dentre os programas imperdíveis estão a visita ao Vale da Lua, formação rochosa que lembra as pedras lunares, Catarata dos Couros, uma mistura de piscina natural com queda d'agua e Cachoeira Santa Bárbara, uma das cachoeiras mais bonitas do brasil com água azul turquesa. Quem foi, garante que a energia e as paisagens do local são incríveis e surpreendentes.

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito é um verdadeiro paraíso localizado no Mato Grosso do Sul. São inúmeras atividades e roteiros diferenciados perfeitos para quem gosta de ecoturismo. Rios, lagoas cristalinas, grutas, passeios de rapel, mergulho, cachoeiras são alguns dos atrativos desse local espetacular.

A região possui muitos passeios bem incríveis, os mais imperdíveis são a Flutuação no Rio Baía Bonita, uma espécie de aquário natural onde é possível realizar flutuação com os peixes coloridos, Gruta do Lago Azul, onde águas naturais cristalinas formam tons de azul variado e a Lagoa Misteriosa, considerada a sétima caverna mais funda do mundo que é preenchida por águas cristalinas.

Chapada Diamantina, Bahia

Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos charmosos do final do século 19. São muitas cachoeiras e rios de águas cristalinas ideais para se refrescar em um dia quente.

Dentre os passeios que o visitante não pode deixar de fazer está o Morro do Pai Inácio, de onde se pode ter uma visão panorâmica da Chapada, Poço Azul, uma incrível gruta que reflete as luzes do sol transformando a cor das águas e a Cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil com 380 metros de altura! Os amantes de natureza e de suas belezas naturais vão se encantar pela Chapada e seus encantos.

Alter do Chão, Pará

Alter do Chão, em Santarém, fica bem próxima a Amazônia e é um dos destinos mais conhecidos da região. Parte dessa popularidade se explica por suas águas doces, que formam a maior praia de água doce do mundo! O local, que recebe águas do rio Tapajós, foi apelidado de Caribe Amazônico. A praia aparece no período de vazante do rio, entre os meses de agosto e janeiro. Por isso, durante o verão, o local se torna um verdadeiro point, atraindo pessoas do mundo inteiro e de diferentes idades.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 4 Jan 2017.