Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

Entre os dias 12 de junho e 11 de outubro, o MASP apresenta a exposição Histórias da loucura: desenhos do Juquery, inaugurando um novo espaço expositivo no primeiro subsolo do museu. A mostra reúne cerca de 100 desenhos feitos por internos do Hospital Psiquiátrico do Juquery, localizado em Franco da Rocha, São Paulo.

As obras eram parte da coleção do Dr. Osório César, fundador e diretor da Escola Livre de Artes Plásticas, que funcionou no hospital entre 1956 e meados da década de 1970. Médico psiquiatra, foi um dos pioneiros no Brasil a pesquisar e a aplicar o uso da arte como recurso terapêutico em pacientes com transtornos psíquicos.

Por acreditar tanto na potência artística dos internos quanto nas qualidades estéticas de seus trabalhos, Dr. Osório César, que foi casado com a artista Tarsila do Amaral, promoveu exposições de desenhos e pinturas criados no Juquery.

O médico doou sua coleção particular ao MASP, fato que atestava seu desejo de salvaguardá-la como um acervo de arte, ao invés de arquivá-la como parte de seus estudos. Assim, Histórias da loucura: desenhos do Juquery possibilita que os visitantes conheçam histórias plurais, que tratam tanto de sua própria história, quanto da produção desses autores que passaram a integrar um importante acervo de arte na condição de artistas.

Histórias da loucura: desenhos do Juqueri

Data 12 Jun 2015-11 Out 2015
De 12 de junho a 11 de outubro de 2015

Preço(s) R$25,00 (entrada); R$12,00 (meia-entrada)

Horário(s) Terça a domingo: 10h às 18h; Quinta-feira: 10h às 20h

Exposição: Desenho

Por Nathália Tourais