Guia da Semana

10 museus em Paris tão incríveis quanto o Louvre

Confira outros locais culturais que também merecem sua atenção e visita.

É automático: sempre que ouvimos as palavras museu e França (ou Paris), pensamos no Louvre. A maioria das pessoas que visita o país não sossega até conhecer o local. Entretanto, por mais incrível que seja, existem muitos outros museus e galerias - tão ou mais incríveis - que merecem a visita de quem passa por lá. 

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 desses lugares para você conhecer na sua viagem ao país. Confira:

MUSÉE D'ORSAY

O Musée D'Orsay é um dos museus mais bonitos de Paris. Localizado perto do Louvre, está simplesmente situado no prédio de uma antiga (e maravilhosa) estação ferroviária, construída em 1900. Com a mesma estrutura, porém moderizada, o local é daqueles que nos deixa maravilhados já pela sua história. Aí, para melhorar, o acervo mostra a criação artística ocidental de 1848 até 1914, onde situam-se Manet, Monet, Caillebotte, Cézanne, Renoir, Pizarro e outros. 

CENTRE POMPIDOU

O local é um complexo multicultural que une diferentes formas de arte e literatura. Conta com uma Biblioteca Pública, um centro para música e pesquisas acústicas, entre outros equipamentos culturais.

A arquitetura, que chama atenção, é uma tendência dos anos 70, chamada arquitetura high-tech, inspirada nas grandes indústrias e nas novas tecnologias. Lá, as grandes tubulações ficam aparentes e as escadas rolantes externas e o sistema estrutural de aço também nos remetem a isso. 

É um dos lugares mais visitados de Paris e na biblioteca há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.

MUSÉE RODIN 

O Museu foi construído em 1919 no antigo Hotel Biron, com obras do escultor Auguste Rodin, que usou o próprio hotel como sua oficina e, anos mais tarde, doou toda sua coleção de arte para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.

Entre os trabalhos expostos, que estão no interior do local e também no jardim, estão desde as esculturas do próprio Rodin, até pinturas de Vincent Van Gogh.

MUSÉE PICASSO

Fundado em 1985 e também localizado em um antigo hotel - o Hotel Salé - o museu parisiense é dedicado inteiramente a obras de Pablo Picasso, inclusive com trabalhos pouco conhecidos e de pouco investimento - o que torna a visita ainda mais interessante. 

MUSÉE DE L'ORANGERIE 

Localizada na Place de la Concorde e conhecida pelas obras de Monet chamadas Les Nymphéas, o Musée de l'Orangerie é uma galeria focada em arte impressionista e pós-impressionista. O local abriga laranjeiras do jardim Tuileries, o que torna a visita ainda mais linda e gostosa. 

MUSÉE DU QUAI BRANLY

O Musée du Quai Branly foi construído em 2006 e abriga obras da África, Ásia, Oceania e Américas. Além de exposições permanentes, o museu também promove dez mostras temporárias por ano. No último andar ainda é possível jantar no restaurante Les Ombres e admirar a Torre Eiffel. 

PETIT PALAIS

Perto da famosa avenida Champs Elysées, o local já merece a visita pela sua arquitetura. Para quem ainda não conhece, o Museu foi feito em volta de um jardim semi-circular. Isso mesmo, existe um jardim na parte interna do lugar.

Os espaços de exposição situam-se no primeiro andar, sendo o rés-do-chão reservado, originalmente, aos gabinetes e depósitos. A fachada, linda, tem cerca de 150 metros de comprimento, possuindo ao centro um grande pórtico monumental coroado por uma cúpula. O interior apresenta galerias iluminadas apenas pela luz natural, com o recurso a grandes superfícies vidradas, cúpulas transparentes e uma série de largas janelas, permitindo uma maior integração do interior com o exterior.

GRANDE GALERIE DE L'EVOLUTION

Um dos museus mais interessantes e incríveis para quem gosta de história, a Grande Galerie de L'evolution reúne obras que se dedicam à história de evolução e da diversidade das espécies. O mesmo local divide espaço com a Galeries d’Anatomie Comparée et de Paléontologie, que é tão interessante quanto e oferece um apanhado dos vertebrados presentes na natureza e os seres vivos que desapareceram do planeta.

FONDATION LOUIS VUITTON

A Fondation Louis Vuitton é uma escultura monumental e recebe a coleção privada de Bernard Arnault, patrão do LVMH, número um mundial do luxo. Partindo desse princípio, nenhum outro local seria tão certo para a função. A proposta é expor poucas obras e renovar sempre.

MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS

O museu fica dentro do Louvre e expõe 150 mil objetos que mostram ao visitante o bonito unido ao útil, ao mesmo tempo em que conta a história da arte decorativa, moda, publicidade, grafismo e também do design.

Atualizado em 24 Mai 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Museu da Empatia chega a São Paulo com instalação interativa; saiba mais!

Projeto temporário permite que as pessoas se coloquem no lugar das outras

Obras do MASP agora podem ser vistas em plataforma on-line gratuita

Museu integra a partir de hoje o acervo do Google Arts & Culture

Museu do Café, em Santos, inaugura exposição gratuita sobre propaganda da bebida

A partir de 28 de dezembro, os visitantes poderão conhecer as estratégias das marcas de café de 1900 a 1959

Especial férias: MASP abre ao público em todas as segundas-feiras de Janeiro

Programação de férias disponibiliza cinco dias a mais para visitar o Museu

5 motivos para assistir ao documentário "O começo da vida" na Netflix

O filme mostra a importância dos primeiros anos de vida sob a ótica dos quatro cantos do mundo

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas