Guia da Semana

Foto: Divulgação

Sexta, véspera de feriado prolongado em São Paulo e um compromisso: Jorge Aragão. Foram 40 minutos de atraso, que no final valeu a pena. Mesmo com a debandada de paulistanos que queriam ficar longe da capital, o Credicard Hall ficou lotado de admiradores do intérprete do samba carioca.

O samba de raiz rege o espetáculo falando de amor e muito da cultura e do encanto dos mulatos e dos negros. Não há como ficar parado, nem mesmo nas melodias mais românticas. Quando olhava para a plateia, via as cabecinhas sempre se mexendo, com aquela vontade de levantar e dançar durante toda a apresentação.

De Padre Miguel para o mundo, Jorge Aragão soube deixar o público extasiado com seu jeito e, principalmente, quando cantou algumas composições antigas como Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, ou as suas famosas, como Doce Amizade, Identidade ou ainda o sambinha calmo Vou Cuidar De mim.

Foi a primeira vez que conferi Jorge ali, ao vivo, e em uma hora e meia fui seduzida pelo seu balanço. Ouvindo-o, não há como não se motivar pelas verdadeiras raízes do samba ao ouvir Jorge falar - e cantar - sobre as suas composições.

Também não podiam ficar de fora Globeleza e Coisinha do Pai que abrilhantaram o final do espetáculo. Mas o momento que deixou arrepiada, foi quando do seu cavaquinho o artista espalhou a Ave Maria pelo ambiente.

Em certo momento, assim como escrito em seu site oficial, o ex-integrante do grupo Fundo de Quintal destacou que sempre deseja "Saber de onde vim, lembrar para onde ir e voltar para o que eu possa amar e preservar meus iguais". Com mais de 15 discos na carreira, além de inúmeras composições gravadas por nomes como Elza Soares, Jorge reafirma que ir e vir é possível. E numa próxima, quando retornar a São Paulo, farei o possível para ter um novo encontro com ele.

Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.