Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

Em cartaz na Galeria de Arte da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, na PUC Minas, a exposição Devoção e Arte: bandeiras de irmandades de Minas Gerais traz diversos estandartes e bandeiras do artista e restaurador Ailton Batista.

As bandeiras e estandartes são uma forma de materialização das identidades das irmandades católicas, que começaram a surgir no século 18. Sua composição compreende o tecido; a flâmula, onde são aplicadas imagens e ornamentos com as cores e símbolos da unidade religiosa; e a barra horizontal. Muitas destas bandeiras e estandartes eram encomendadas a importantes artistas do período, constituindo-se em relevantes peças do acervo das matrizes e capelas.

Atualmente, as celebrações religiosas, dentre elas as festividades consagradas aos santos padroeiros, evidenciam o caráter religioso que ainda permanece vivo no povo mineiro. Como resultado, artistas contemporâneos vêm produzindo estandartes e bandeiras, além de outras peças com referência às corporações religiosas do século 18.

Ailton Batista é formado em filosofia e especialista em restauração pela UFMG. Dedica-se à execução de estandartes e bandeiras das irmandades presentes na história religiosa de Minas Gerais, além da conservação e restauração de objetos litúrgicos.

Mapa do local

Devoção e Arte: bandeiras de irmandades de Minas Gerais

Data Sáb 01 Jan 2000
até 31 de maio.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) segunda a sexta, 7h30 às 22h30; sábados, 7h30 às 16h.

Endereço
Avenida Dom José Caspar, 500, 30535-610

Telefone (31) 3319-4444