Guia da Semana

Em maio de 2009, o Memorial da Imigração Japonesa de Belo Horizonte foi inaugurado no Parque Ecológico da Pampulha. O local foi construído em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil e simboliza a amizade entre japoneses e mineiros.

A obra, que custou 8 milhões de reais, aproveita uma área de 5 mil metros quadrados diante de um espelho d´água, com capacidade para 1,5 milhão de litros. Elaborada pelos arquitetos Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho, a estrutura possui também uma ponte suspensa que atravessa o lago com 100 metros de comprimento, simbolizando a distância oceânica entre Minas Gerais e Japão.

O espaço tem a ideia de oferecer ao visitante um local para a meditação, para o silêncio e para a reflexão. Por isso, não há música ou outros elementos visuais que possam contrastar com a estética do monumento. Destaque para a sala pintada somente de vermelho. A escolha da cor tem significado: vermelho simboliza, na cultura oriental, temas como casamento, morte e nascimento.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Memorial da Imigração Japonesa de Belo Horizonte

Horário(s) Sexta a domingo e feriados, 8h30 às 17h.

Endereço
Parque Ecológico da Pampulha
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, 31365-450

Telefone (31) 3277-7191

Atualizado em 15 Mai 2012.