Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Museu de Artes e Ofícios

Museu de Artes e Ofícios

Endereço
Praça da Estação,, 32210-630
O Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (inauguração em 10 de janeiro de 2006) reúne ofícios dos brasileiros da era pré-industrial. Por lá, as tecnologias de produção que mostram a origem a diversas profissões contemporâneas em mais de 2.200 peças que vão do século XVIII ao início do século XX.

O Museu está localizado na Estação Central e possui 9,2 mil metros quadrados. Encontra-se dividido em dois prédios históricos, parte das áreas de embarque e jardins sem interferir no funcionamento da principal estação de metrô da capital mineira e um ramal ferroviário.

A empreendedora cultural Angela Gutierrez cedeu sua coleção de três décadas ao acervo permanente do Museu. Angela iniciou uma pesquisa a partir do trabalho iniciado por seu pai, Flávio Gutierrez, que dá nome a instituto.

São ferramentas, utensílios e equipamentos divididos em áreas temáticas: ambulantes, madeira, cerâmica, lapidação e ourivesaria, comércio, mineração, couro e terra, por exemplo. As categorias incluem açougue, alambique, barbearia, carpintaria, comércio, cozinha, dentista, fundição, funilaria, mineração, olaria, queijaria, tecelagem e transporte.


Atualizado em 11 Abr 2012.

Mapa do local

Explore ao redor

Praça Da Estação

Turismo

Cineart Itaú Power

Cinema

ItaúPower Shopping

Compras

Emagrecentro - Belo Horizonte III

Na Cidade

Shopping Alta Vila

Compras

Torre Lounge Club

Baladas

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo