Guia da Semana

Guia da Semana

Na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo está o Parque Nacional do Caparaó, uma das mais importantes áreas de preservação da Mata Atlântica do país.

Caparaó, palavra de origem indígena, tem vários significados: casa do rio torto, ou rio curvo; águas claras que descem da montanha; casa de capara - um tipo de edificação feita com esteiras própria para lugares altos expostos ao vento e ao frio.

A lenda também conta que "Ó" era o nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do parque, sendo temido pelos boiadeiros da região. Um dia, três homens subiram a serra e conseguiram laçar o animal. Para comprovar o ato de bravura, "caparam o Ó" e batizaram a região com a expressão Caparaó.

O parque está localizado em uma das áreas montanhosas mais bonitas de Minas Gerais e possui vários atrativos. São mirantes, trilhas, cachoeiras e áreas de camping disponíveis ao público, além da visita ao Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil com 2.890 metros.

No entorno, está o município de Alto Caparaó, que oferece alternativas de hospedagem, de alimentação e também de passeios.

Foto: Divulgação

Como chegar: a partir de Belo Horizonte, siga pela rodovia 262 até o entroncamento da MG 111, à direita, após Manhuaçu. Ao entrar na MG 111, siga mais 21 quilômetros até Alto Jequitibá, passando por Manhumirim. De Alto Jequitibá, siga por 12 quilômetros para Alto Caparaó. Dali até a portaria do parque são mais quatro quilômetros.

Mapa do local

Parque Nacional do Caparaó

Horário(s) Diariamente, 7h às 22h.

Endereço
Rua Vale Verde, s/nº, 30865-600

Telefone (32) 3747-2555

Atualizado em 14 Abr 2012.