Guia da Semana

Assim como em 2015, as tendências de maquiagem para o outono/inverno 2016 vão valorizar uma pele mais natural, com pouco iluminador. Entretanto, segundo Giuliano Rezende, maquiador do salão Marcos Proença Cabelereiros (unidade jardim paulista), a boca será o grande foco da make, com tons mais fortes, como roxo, vermelho e marrom.

Para você arrasar nos dias frios, o Guia da Semana listou – com a ajuda de Giuliano Rezende – as principais tendências de maquiagem para o outono/inverno 2016. Confira:

OLHO

O delineador continua com tudo no outono/inverno 2016. Uma tendência forte é o delineado duplo, feito com um traço que sai da linha inferior e outro que vem da parte superior. O esfumado marrom também continua uma ótima opção para esse inverno, mas numa versão mais natural, num tom claro de marrom só para marcar levemente os olhos. E claro, muita máscara de cílios.

BOCA

O outono/inverno 2016 virá com tons mais fortes na boca. Uma tendência forte são os batons roxos, dos claros aos mais escuros e nas mais variadas texturas. Também aposto nos vermelhos e marrons mais escuros.

PELE

O lema da vez é a pele natural. Pode ser feita apenas com um BB Cream ou protetor solar com cor, que deixa a pele mais leve, e com pouco iluminador. Pode até mesmo esquecer o uso de pó, deixando a pele com um brilho natural.

MAKE DIA E MAKE NOITE

Não vejo uma distinção tão grande entre uma e outra e que seja tão relevante a ponto de dizer o que é dia e o que é noite... de qualquer forma, uma pele natural iluminada (base), boca com hidrante labial, olhos levemente esfumados com marrom claro e máscara de cílios e blush são um combo básico para uma maquiagem mais leve e cai bem durante o dia. Para a noite, você pode reforçar a make com um delineador preto e o batom roxo, além de reforçar o blush.

ITENS ESSENCIAIS DO NÉCESSAIRE DO OUTONO/INVERNO 2016

Corretivo de textura leve, BB Cream ou protetor solar com cor, máscara para cílios, sombra clara com toque de brilho, um lápis preto ou marrom escuro, blush e hidratante labial e/ou batom com cor.

NÃO VAI MAIS USAR NO OUTONO/INVERNO 2016

Pelo que pude perceber e pelo o que tenho lido e visto nas matérias de moda e em desfiles, é o uso quase inexistente do iluminador. Dizer que não será usado é um pouco forte, mas o uso está sendo bem moderado. Vejo preferência por bases de textura mais fluida, mais hidratante, deixando a pele naturalmente iluminada.

LANÇAMENTOS DE MAKE

Não tem nada que seja um destaque, como um produto inovador como já aconteceu antes. Por hora, tivemos apenas as coleções normais das marcas de cosméticos para a temporada de outono/inverno, como quartetos de sombras e algumas variações de cor de batons. Porém, um produto que vejo cada vez mais as marcas lançando são os batons líquidos matte. Eu particularmente amo esses batons, pois são super duradouros nos lábios.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 31 Mar 2016.