Guia da Semana

Este evento terminou

Estabelecido em 2003, o feriado da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, tem como objetivo levar a população a refletir sobre a condição do negro na sociedade brasileira. No clima, a capital federal realiza uma série de eventos para lembrar a data no Espaço Zumbi dos Palmares na Câmara dos Deputados.

Os ambientes que compõem o local recebem quatro exposições e o espaço promove um sarau no Teatro Sesc Sílvio Barbato (SCS Qd.02, Edifício Presidente Dutra) no dia 22, às 20h, sobre o negro no samba de enredo e na cultura brasileira. Todas as atividades têm acesso gratuito.

Para completar, o Restaurante-Escola Senac, no 10º andar do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, oferece, esta semana, pratos da culinária africana durante o almoço no sistema de bufê livre ao custo de R$ 30 por pessoa. 

Exposições:
Benin-Bahia, Reflexos no Oceano (foto)
Até 26 de novembro, 9h às 18h, no corredor de acesso ao plenário.

Exposição de fotos da italiana Patrícia Giancotti traz 60 imagens que abordam a religiosidade da população negra no estado brasileiro e na nação africana, estabelecendo um paralelo entre a cultura dos dois locais. Patrícia, que viveu 10 anos na Bahia, é uma repórter fotográfica especializada em temas brasileiros com fotos sobre o país publicadas nas principais revistas europeias.

Mulheres Afrocolombianas: Herança
Até 2 de dezembro, 9h às 17h, na sala de exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

As fotografias da mostra, de autoria da camaronesa Angèle Etoundi Essamba, destacam diálogos entre homens e mulheres descendentes de negros tanto no continente africano quanto no resto do mundo.

Pano de Alaká - A Tecelagem Africana na Bahia
Até 22 de dezembro, 10h às 15h, na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Os panos da costa, artesanato tradicional, entre os povos da África Ocidental aparecem aqui em exemplos confeccionados na Casa do Alaká, espaço da comunidade Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.

Carolina de Jesus: Homenagem
22 a 26 de novembro, 9h às 18h, no Hall da Taquigrafia (Anexo 2 da Cãmara dos Deputados)

A mostra reúne o diário original, fotos e documentos da escritora Carolina de Jesus. De origem humilde e catadora de papel, a paulista vagava pelas ruas do Canindé quando foi descoberta, em 1958, pelo repórter Audálio Dantas. O jornalista gostou tanto dos textos sobre as dificuldades enfrentadas por uma negra pobre que a ajudou a publicá-los. O livro Quarto de Desejo foi traduzido em 14 idiomas e vendeu mais de um milhão de cópias. Carolina faleceu em 1977.

Foto: Patrícia Giancotti

Programação Consciência Negra

Data Sáb 01 Jan 2000
Datas e horários na programação acima.

Preço(s) Grátis.

Endereço
Eixo Monumental
Câmara dos Deputados, Edifício Principal - Piso Inferior Ala E sala 23,, 00000-000

Telefone (61) 3215-8080