Guia da Semana

Este evento terminou

Obras curiosas de artistas desconhecidos, ou esquecidos nos dias de hoje, e peças diferentes do padrão que tornaram conhecidos artistas consagrados são as marcas da exposição Scherzo, o excêntrico no Acervo da Caixa. A curadoria é do professor doutor Nelson Maravalhas.

O título do evento é oriundo do alto-alemão antigo e significa pular de alegria, brincar, gracejar. Nas artes plásticas, há duas palavras que possuem esses mesmos sinais característicos, o Capriccio - tipo de pintura de paisagem que coloca trabalhos de arquitetura em lugares inusitados - e o Grottesco - ornamentações e volutas de plantas estilizadas e animais imaginados nos frisos, medalhões e colunas nos afrescos de Pompéia. Maravalhas resolveu relacionar as duas artes.

A exposição poderá causar estranheza a alguns ou diversão pela excentricidade a outros e está agrupada por 19 analogias plástico-visuais, semelhanças técnicas e paridades temáticas. A visitação é feita no sentido horário, notando-se a mudança gradual de atmosfera de um grupo ao outro.

Foto da capa: Ivone Couto (sem titulo)
Foto da resenha: Santa Rosa (Composição)

Scherzo, o excêntrico no Acervo da Caixa

Data 29 Nov 2007-30 Mar 2008
até 11 de maio.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) terça a domingo, das 9h às 21h.

Endereço
SBS Quadra 04 - Edifício Anexo à Matriz da CAIXA, Lotes 3/4, 70092-900

Telefone (61) 3206-9448