Guia da Semana

Este evento terminou

O projeto Teatro Visual: O Que Ainda Não Tínhamos Visto? é um roteiro de atividades artísticas e de formação que busca investigar a vertente Teatro Visual como uma das precursoras do teatro contemporâneo.

O Núcleo de Pesquisa Resta Pouco a Dizer, criado pelos diretores Adriano e Fernando Guimarães, ocupa o Teatro Plínio Marcos com performances, diálogos, palestras com convidados, espetáculos e oficinas. Confira a programação:

Oficinas

Até 3/03:

Sujeito Menos: O Intérprete na Cena Beckettiana

Terça e quinta, 14h30 às 17h30.

Até 2/03:

A Palavra e a Imagem: Análise e Leitura de Esperando Godot

Segunda, quarta e sexta, 14h30 às 17h30.

Até 17/03:

A Composição da Marionete e a Construção do Movimento

Segunda a sexta, 14h às 19h.

Para participar das oficinas é necessário se inscrever pelo e-mail disponível no site oficial do evento. As atividades são gratuitas e cada uma dispõe de dez vagas.

Peças e performances (R$ 10,00)

18 e 19, 26 e 27 de fevereiro de 2011, a partir das 21h.


Respiração Mais


Performance de Adriano e Fernando Guimarães. Com Bruno Torres, Diego de León, Leandro Menezes, Mateus Ferrari.


Catástrofe


Toques finais na última cena. Um diretor, sua assistente, um ator protagonista e um iluminador participam de um ensaio teatral. O diretor, ao longo da cena, vai reconfigurando uma imagem (o ator) que foi proposta pela assistente. O silencioso protagonista permanece inerte.


Assistente: Tem certeza que ele nem fala?


Direção de Adriano e Fernando Guimarães. Com Michelly Scanzi, Otávio Salas e Valéria Rocha.


Ato sem palavras 2


Dois sacos em uma plataforma retangular fortemente iluminada. No primeiro saco está o personagem A, que é lento, desajeitado e ausente. No segundo, o personagem B, que é vigoroso, rápido e preciso. Os dois, cada um em sua hora e à sua maneira, saem dos sacos e cumprem uma rotina. Embora executem uma quantidade muito diferente de ações, os personagens têm que realizar suas tarefas durante o mesmo espaço de tempo. Direção de Adriano e Fernando Guimarães. Com Leandro Menezes e Mateus Ferrari.


Jogo


Três urnas no palco. Em cada caixa uma cabeça - um homem e duas mulheres. A peça apresenta a história de um triângulo amoroso. Cada um dos personagens conta sua própria versão dos mesmos fatos. Um foco de luz determina quem fala e quando. O texto é dito com velocidade.


Homem: Será que o Sou o Bastante Para Ser Visto?


Direção de Adriano e Fernando Guimarães. Com Camila Evangelista, Diego de León e Michelly Scanzi.

Respiração I e II e Respiração Embolada

As três performances são apresentadas separadamente, mas fazem parte do mesmo segmento. Em Respiração I e II, o jogo começa quando os atores mergulham suas cabeças em baldes com água. Eles devem permanecer o maior tempo possível sem respirar. Na última, Respiração Embolada, os atores estão em duas situações de difícil respiração: ou com as cabeças mergulhadas nos baldes ou respirando ao mesmo tempo que cantam uma embolada. A regra é manter rigorosamente o ritmo da embolada a despeito da capacidade respiratória de cada um.


Nenhum som nenhum som só a velha respiração


Com Bruno Torres, Camila Evangelista, Diego de León, Kaká Taciano, Leandro Menezes, Mateus Ferrari, Michelly Scanzi, Otávio Salas, Tati Ramos,Valéria Rocha.

12 e 13 de março de 2011, 16h e 18h.

Bira e Bedé


Livre-adaptação de Esperando Godot, de Samuel Beckett. Direção de Eduardo Félix. Com Daniela Papini, Eduardo Felix, Gilberto Alves, Huberth Allan, Igor Godinho, Mariliz Schrickte e Taís Scaff.




Foto: Divulgação / Lenise Pinheiro
Vídeo: Divulgação

Mapa do local

Teatro Visual: O Que Ainda Não Tínhamos Visto?

Data Sáb 01 Jan 2000
Até 18 de março de 2011.

Preço(s) Variável de acordo com o evento.

Horário(s) Vide programação.

Endereço
Complexo da Funarte
Eixo Monumental - SDC,, 70070-350

Telefone (61) 3322-2076