Guia da Semana

Guia da Semana

Fruto de uma promessa, o primeiro templo de Brasília nasceu da fé de Sara, esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Antes mesmo da capital nacional ser fundada, em 1960, os muros da Igreja Nossa Senhora de Fátima já tinham sido erguidos. O nome da paróquia foi escolhido pela ex-primeira dama.

Como sua filha estava muito doente, Sara fez um pedido à santa. Caso a menina fosse curada, a primeira igreja construída levaria o nome da padroeira. Pedido atendido, promessa cumprida. Em 1958, a capela foi assinada por Oscar Niemeyer. O arquiteto se inspirou no chapéu de abas largas utilizado pela congregação das Irmãs Vicenta Maria. Os anjos e estrelas dos azulejos, de Athos Bulcão, representam o Espírito Santo e a Estrela da Natividade.

A igreja, com capacidade para receber 60 pessoas, fica aberta todos os dias para visitações. A celebração mais importante do ano ocorre entre os dias 1º e 13 de maio, quando são realizadas festas religiosas e quermesses em homenagem à santa padroeira. Neste período, ocorrem missas e procissões que terminam no dia de Nossa Senhora de Fátima.

Foto: Arquivo Guia da Semana

Mapa do local

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Horário(s) segunda a sexta ,Das 8h30 às 18h30.

Endereço
EQS 307/308 SUL,, 70354-000

Telefone (61) 3242-0149

Atualizado em 9 Abr 2012.