Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Pantanal

Pantanal

Endereço
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,, 00000-000
Um dos mais belos passeios no centro do Brasil pode ser feito pelo Pantanal, que cobre 65% do Estado do Mato Grosso do Sul. As opções mais conhecidas são passeios a cavalo; barco a motor, botes ou canoa-canadense; passeios em caminhões ou caminhonetes com a carroceria coberta, permitindo ao turista observar os animais e as paisagens (safári fotográfico); trilhas e safári noturno.

As voltas são realizadas por equipes de pousadas, sendo que o visitante pode verificar as possibilidades já na compra dos pacotes pela agência. A visita vale a pena, já que, segundo dados da WWF, o Pantanal possui 650 espécies de aves, oitenta de mamíferos, cerca de 260 de peixes e 50 de répteis. Dependendo da época do ano, é possível observar mais de uma determinada espécie. Nas cheias, o turista vai encontrar muitas aves, enquanto na seca os mamíferos estarão pelos campos.

Atenção! Se você possui problemas de saúde ou alergias, leve seus medicamentos de casa, pois as pousadas e hotéis do lugar costumam ser distantes de farmácias e centros médicos. Roupas leves e confortáveis devem estar aliadas a pouca bagagem, para que sobre espaço para os equipamentos, como máquina fotográfica, óculos, repelente, boné, água e uma peça de roupa com mangas para evitar as picadas de mosquitos.

Para quem quiser conhecer as belezas naturais do lugar, uma sugestão é procurar pelo Projeto Arara Azul. Encabeçado por Eveline Guedes, ele traz um pouco do lugar no Pantanal de Miranda, no Refúgio Ecológico Caiman, na Pousada Araraúna, no Pantanal de Rio Negro e na Aquidauana. Cada uma dessas bases possui um centro de visitantes que funciona o ano todo. Para conhecer as atividades do instituto, o turista deve procurar pelas agências Open Door (www.opendoortur.com.br) ou Brasil Ecotravel (www.brazil-ecotravel.com).

Como chegar: siga pela BR 167, sentido Corumbá, passe pelas cidades de Aquidauana e Anastácio (cerca de 150 quilômetros de Campo Grande). Seguindo por mais 97 quilômetros você vai chegar a Miranda, conhecida por ser o "portão do Pantanal".

Instituto Arara Azul:
Rua Klaus Sthurk, 178, Jardim Mansur, Campo Grande - MS
E.mail: [email protected]
Telefone/Fax: (67)3341-3331
www.projetoararaazul.org.br

Foto: Adelaide Lima - Fundação de Turismo do MS

Atualizado em 10 Mai 2012.

Mapa do local

Explore ao redor

Ichiban

Restaurantes

Aspargus

Restaurantes

Gazebo

Restaurantes

Fritz

Restaurantes

Sushi Brasil

Restaurantes

Confraria do Camarão

Restaurantes

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo