Os casais estão optando cada vez mais pelo casamento em casa, já que além de ser mais econômico, a cerimônia ainda é mais intimista, podendo ser 100% a cara dos noivos. Muitas vezes uma festa maior acaba privando os próprios pombinhos de curtirem tudo - ou de ver todos os convidados. Por isso, fazer algo menor e mais seletivo pode ser uma boa opção.
Como planejar um casamento nem sempre é uma tarefa fácil (na verdade é bem difícil), o Guia da Semana fez uma lista com 10 ideias e inspirações para quem pretende fazer uma cerimônia em casa:
FINGER FOOD
Ao invés de contratar um buffet completo, com direito a louças, talheres e pratos elaborados, a dica é optar pelo finger food, ou seja, comidinhas fáceis de comer [com a mão mesmo]. Para isso, as Ilhas Gastronômicas são ótimas, já que não exigem um garçom servindo o tempo todo e permite que os próprios convidados escolham – e peguem – o que desejam comer.
Geralmente, os fingers food contam com menus informais, servidos em potinhos, pratinhos rústicos, forminhas e colherzinhas. Vale lembrar que dá para adaptar de acordo com o gosto e orçamento dos noivos.
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
BAR SELF SERVICE
Fazer bares espalhados pelo espaço, de maneira que os convidados se sirvam e façam seus próprios drinks, é uma forma de economizar e deixar a experiência mais intimista. Afinal, nada melhor do que escolher o que beber e a hora que for beber, certo?
Aposte em modelos práticos como baldes com gelo, jarras de sucos e água. Dá para juntar o tema do casamento com a decoração dessas ilhas, fazendo tudo se unir na decoração.
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
CERIMÔNIA
Não é preciso de um mega espaço para fazer a cerimônia de casamento, uma vez que a quantidade de convidados será reduzida. Ao contrário do que se imagina, não é necessário fazer um super altar com tapete vermelho: algumas cadeiras e um arco indicando onde os noivos devem ficar já é o suficiente.
Aproveite a simplicidade da cerimônia para apostar em itens essenciais, mas sem exageros. Com isso, dá para economizar e investir dinheiro em outros aspectos da festa, como as bebidas e comidas, por exemplo.
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
MESA
Uma das características do casamento em casa é a longa mesa para acomodar os convidados, dando ares de uma "refeição em família". Por serem poucas pessoas, não é preciso de um espaço muito grande, nem muitas cadeiras. Dá para apostar em detalhes rústicos e com uma decoração mais clean, de acordo com o gosto do casal.
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
DECORAÇÃO DIY
Um dos muitos pontos positivos de fazer um casamento em casa é a possibilidade de inovar nas decorações, inclusive improvisando através do estilo "faça você mesmo". Além de diminuir os gastos, essa alternativa tende a deixar a cerimônia e a festa ainda mais a cara dos noivos – sem mencionar que é puro charme!
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
LEMBRANCINHAS
As lembrancinhas são um clássico em qualquer casamento, mesmo nos mais íntimos e pequenos. Por isso, vale apostar em opções diferentes para surpreender os convidados e fugir do clássico ‘bem-casado’. O melhor de tudo é que dá para você mesmo fazer a lembrancinha usando produtos baratinhos, o que acaba ajudando [e muito] no orçamento.
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
VESTIDO DE NOIVA
Esse tipo de casamento permite um vestido de noiva mais simples e leve, não sendo necessário brilhos ou muitos tecidos - a não ser que a noiva queira, é claro. Vale apostar em vestidos mais soltos, com tecidos leves e que combinem perfeitamente com uma cerimônia menor e mais intimista.
Foto: Reprodução/Pinterest Foto 1 | Foto 2 | Foto 3
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 2 Mai 2019.