Guia da Semana

Guia da Semana

O surgimento da Catedral Diocesana de Caxias do Sul remete à imigração italiana, assim como as principais edificações da cidade. No final do século XIX, os imigrantes construíram uma cabana de taquaras na atual rua Bento Gonçalves, que serviria como local de oração.

Escolheram, então, Santa Teresa como padroeira do local. Não se sabe o quanto os colonos conheciam da grande Teresa D'Ávila, carmelita e mística espanhola do século XVI. O que se sabe é que eles pretendiam homenagear a Imperatriz do Brasil Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Mais tarde, os fundadores da catedral se reuniam numa pequena casa de propriedade de Luigi del Canale que ficava na Avenida Júlio de Castilhos, esquina com a rua Garibaldi, onde atualmente é o Edifício Estrela.

Posteriormente, a comunidade alugou uma casa de Carlos Gatti na rua Sinimbú que foi destruída por um incêndio em 1886. Desde o ocorrido, decidiu-se construir um barracão de tábuas no local onde se encontra a atual Catedral. A Igreja de alvenaria foi um sonho que se concretizou com a bênção da pedra fundamental em cinco de dezembro de 1895.

Mapa do local

Catedral Diocesana

Horário(s) Segunda a sexta, 6h45 às 12h05 e 19h; terça, 16h; sábado, 19h; domingo, 9h, 10h30 e 19h.

Endereço
Rua Sinimbú, s/n, 95020-520

Telefone (54) 3221-2111

Site do estabelecimento

Atualizado em 22 Jul 2013.