Guia da Semana

Carolina Ferraz, Norma - Beleza Pura (2008)
A atriz tem no currículo diversas milionárias e atualmente vive a elegante Amanda, em O Astro. Entre seus papeis marcantes, Norma Gusmão virou assunto com a frase: Eu sou rica! Muito atrapalhada, a vilã acabou se dando mal devido suas trapalhadas para separar Joana (Regiane Alves) e Guilherme (Edson Celulari), seu grande amor.

Alinne Moraes, Silvia - Duas Caras (2007)
Outra atriz que está no elenco de O Astro – como a despojada Lili – e já teve o pé na riqueza é Alinne Moraes. Na pele da maléfica Silvia, chegou mais tarde ao elenco e causou tumulto. As maldades incluem quase matar o filho do marido Ferraço (Dalton Vigh) em um passeio de barco, se jogar da escada fingindo um acidente, para chamar atenção e até mesmo atirar no amado.

Carolina Dieckmann, Leona - Cobras e Lagartos (2006)
Prestes a entrar em Fina Estampa, a loira chamou atenção como mocinha em diversas tramas, mas revelou-se uma vilã das boas na novela de João Emanuel Carneiro. No enredo, seu grande sonho era ser dona das lojas Luxus e para isso cobiçava a fortuna do tio Omar (Francisco Cuoco) e era capaz de tudo por dinheiro. Até que termina morta em um incêndio na empresa.

Fernanda Montenegro – Bia Falcão, Belíssima (2005)
Dona do bordão "Pobreza pega!", a empresária tinha verdadeira ojeriza de pobres e um senso de humor peculiar. A poderosa não abria mão de humilhar os subordinados e arruinar a vida de quem se metia em seu caminho. Chegou até mesmo a forjar a própria morte e sequestrar a bisneta. Por fim, Bia foge para Paris, onde termina se dando bem.

Suzana Vieira – Branca Letícia, Por Amor (1997)
Com personalidade forte, a vilã adorava manipular a vida alheia. Muito esnobe, tinha verdadeira adoração pelo filho Marcelo (Fábio Assunção) e desprezava os outros dois Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Apaixonada pelo ricasso Atílio (Antonio Fagundes), vive em função de atrapalhar o relacionamento dos filhos e de seu amado, que se casa com a protagonista Helena (Regina Duarte).

Glória Menezes – Laurinha Figueroa, Rainha da Sucata (1990)
É um exemplo de que nem sempre é necessário ter dinheiro para manter a pose de rica. A milionária falida vivia tentado se reerguer após perder a fortuna e infernizava a vida da rival sucateira Maria do Carmo (Regina Duarte). Para acabar de vez com a oponente, protagonizou uma das cenas de morte mais marcantes da TV, e decidiu se atirar do alto de um prédio para jogar a culpa na mocinha.

Beatriz Segall - Odete Roitman, Vale Tudo (1988)
Eternizada pelo mistério: Quem matou Odete Roitman, sem dúvida, foi um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira. A megera não entrou no início da trama, mas chamou a atenção até o último episódio, onde foi revelado o segredo de seu assassinato. Sempre falando mal do país e do povo, humilhava até mesmo seus familiares e não poupava expressões para xingar as manias dos brasileiros.

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 10 Abr 2012.