Guia da Semana

Por Edson Castro

"Valorize seu corpo, mostre-se gordinha". É com esse mote bem-humorado e autoconfiante que a estudante de jornalismo Juliana Romana começou uma campanha, em seu blog, o Entre Topetes e Vinis.

"Fiz uma brincadeira no blog e várias meninas se empolgaram nos comentários, então criei um espaço para elas trocarem informações úteis e finalmente perceberem que é normal ter uns quilinhos a mais. Ninguém precisa ficar se escondendo nem tentando ser a Gisele Bündchen", conta Juliana.

Mesmo em pequenas proporções, a campanha faz a diferença em uma sociedade onde o padrão estético é cruel e doenças como bulimia e a anorexia atingem mulheres em todo o planeta, obcecadas pela magreza.

A blogueira Juliana ressalta que o importante é estar bem consigo mesma, mas sem exageros. Até porque o metabolismo influencia muito. "Eu fiz balé e jazz por cinco anos, joguei tênis durante cinco e vôlei durante dez, sempre pratiquei esportes. Teve época em que eu treinava 8 horas por dia, fazia academia, corria que nem uma louca e mesmo assim continuava gordinha, com coxas grossas e braços grandes. Não adianta, se tem uma coisa que não dá para brigar é a genética. Aliás, é melhor ser gorducha e saudável do que magra e doente, não?", pergunta.

Para você que tem uns quilinhos a mais e não se estressa com isso, o Guia da Semana fez uma seleção com algumas gordinhas que batem um bolão, seja pelo seu talento, beleza ou bom humor. Confira

Adele

Não foi por ser loira de olhas azuis que Adele ficou famosa, mas sim por sua fantástica voz. A garota de 22 anos conquistou as paradas de sucesso e arrancou elogios da crítica especializada ao redor do mundo com seu sucesso Rolling in the Deep, mas nem tudo sempre foi fácil para ela.

Em 2008, a moça cancelou uma turnê nos Estados Unidos para ficar com o namorado que, meses mais tarde, a dispensaria. Adele então sentou para escrever músicas que acabaram entrando em seu primeiro CD, chamado 19. O álbum lhe garantiu dois prêmios Grammy. Recentemente a cantora brilhou em uma apresentação comovente no VMA. Nada mal para quem havia sido dispensada por um bofe, não?

Preta Gil

Ousada, bem-humorada e sem papas na língua, a filha de Gilberto Gil é figura garantida nas revistas de fofocas do país.

Além de cantar, Preta preenche seu tempo com diversas outras atividades: já foi atriz com participação na novela Caminhos do Coração, da Record, e na série As Cariocas, da Rede Globo, apresentou o programa Vai e Vem na GNT, além de marcar presença em festas e eventos sociais em todo o país. É "fogo" pra dar inveja em muita magrinha por aí.

Fabiana Carla

A atriz ganhou a fama com o público brasileiro ao interpretar Dona Gislaine e a Dra. Lorca no Zorra Total em 2009 e 2010. O sucesso foi tanto que na sequência a atriz protagonizou um espetáculo teatral chamado Gorda.

Do ano passado para cá, Fabiana perdeu impressionantes 20 quilos após uma cirurgia utilizando a técnica Lazzarotto, que força um pequeno desvio no intestino. Mesmo assim, Fabiana continua com o manequim 48 e ainda se diz orgulhosa de ser gordinha. Hoje, você pode vê-la como a Dilma da Zorra Total.

Carla Manso

Quem disse que toda modelo tem que ser magérrima? Carla Manso usa manequim 48 e pesa 92 quilos, com muito orgulho. A gordinha brilha nas passarelas da moda plus size e é uma das modelos mais disputadas do Fashion Week Plus.

Além de brilhar nas passarelas, Carla também é jornalista, dona da loja virtual Best Size e escreve no blog Fatshion.

Amber Riley

Se ser gordinha depois dos 20 já é difícil, imagina no ensino médio, quando os jovens não têm dó de apontar os defeitos dos outros. Amber Riley conquistou o público com sua voz e carisma ao interpretar Mercedes, na série Glee.

Apesar do vozeirão, Riley recebeu muitos nãos antes de poder brilhar. Primeiro, ela tentou participar do reality show American Idol, mas foi dispensada. Pouco depois, também foi recusada num teste para um papel no filme Dreamgirls. Mesmo assim, a garota não desistiu de seu sonho e hoje, além de estar nas telas da TV, prepara seu primeiro álbum-solo.

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.