Guia da Semana

Famosa por esbanjar energia e vitalidade, Ivete Sangalo leva alegria e irreverência por onde passa. Seja pelo Brasil e até mesmo em outras cidades do mundo, a baiana faz bonito no palco, o que a tornou referência no que diz respeito ao cenário atual da música brasileira.

Trabalhando na turnê do DVD gravado em 2010 no Madison Square Garden, em Nova York, a cantora recentemente deu um susto em seus fãs.

Ivete Sangalo passou mal e queixou-se de fortes dores de cabeça após se apresentar por quase cinco horas no Carnatal, um Carnaval fora de época que acontece no Rio Grande do Norte.

Em seguida, a cantora foi diagnosticada com meningite e internada em Salvador. Após três dias no hospital, Ivete Sangalo afirmou pelo Twitter que já está em sua casa para se recuperar.

De acordo com sua assessoria de imprensa, as apresentações da cantora nos dias 7, em Recife, e 10 de dezembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo, que foram canceladas, ainda estão sem data definida.

Papai Noel baiano

Como grande parte das pessoas, a baiana também está em contagem regressiva para as viagens e festas de final de ano. Mas antes, a diva do axé gravou um especial para a TV Globo, Ivete, Gil e Caetano, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, onde irão cantar sucessos de suas carreiras, exibido no próximo dia 23.

Acompanhada dos homens de sua vida, o marido Daniel Cady e o filho Marcelo, 2, Ivete Sangalo revela com exclusividade ao Guia da Semana que dispensa as ondinhas e a clássica lentilha na hora da virada, lembra qual o presente de Natal que mais marcou sua vida e os preparativos para 2012. Confira!

Foto: Divulgação

Ivete passará o Natal em sua casa, em Salvador, e o Ano Novo em Fortaleza

Guia da Semana: Quais são os seus planos para as festas de Fim de Ano?
Ivete Sangalo: Natal eu passo em casa. Decidi não trabalhar mais no Natal e sempre passar em casa com a família, porque é uma data importante. O réveillon deste ano eu passo em Fortaleza, brindando com os cearenses que eu amo tanto.

Você costuma ter algum ritual?
Sempre tento seguir alguma coisa desse tipo, mas nunca consigo me lembrar. Só sei que não pulei as ondas, que eu não comi as lentilhas... Só lembro no dia 1°. O que mais gosto de fazer é oferecer flores a Iemanjá no primeiro dia do ano, que é uma coisa que eu faço ano sim, ano não, por causa da loucura que é minha vida. Mas pensar coisas boas é o que eu sempre faço... uma oração daquelas fortes com a minha banda, com a minha família, e vou para jogo!

O que não pode faltar na mesa de Natal e Ano Novo?
A compreensão. Não adianta nada você estar alimentado e vazio por dentro. Compreensão e amor mútuo são ingredientes perfeitos para qualquer celebração, seja no Natal, no Ano Novo... diariamente... Acho que não deve faltar!

Depois de ser mãe, alguma coisa mudou na sua comemoração de Fim de Ano?
Se eu já agradecia, agora eu ajoelho. Peço a Deus que me dê forças e proteção para estar viva, cuidar do meu filho, e ser feliz. E agradeço demais por ele ter me dado esse filho, por ele ter mandado de uma forma tão linda, tão especial.

Acreditava em Papai Noel?
Acreditei até uma idade razoável, uns sete anos. Me lembro de Ricardo, meu irmão, me mostrando a boneca em baixo de minha cama, e dizendo: “olhe, Papai Noel trouxe uma boneca para você”, e tive a certeza que Papai Noel tinha deixado para mim. Mas não me lembro dessa ruptura, não. Foi bem natural.

Foto: Divulgação

Seu Jorge foi um dos convidados de Ivete no DVD gravado no Madison Square Garden

Algum presente de Natal marcou sua vida de alguma forma?
Minha bicicleta. Meu pai disse que Papai Noel tinha deixado um caminhão com duas bicicletas, uma para mim e uma para Cynthia. Eu me lembro que eu tava com muito sono, era muito pequena (tinha uns cinco anos de idade), a gente morava numa casa em Juazeiro, e meu pai levando a gente para o fundo da casa, onde tinha um caminhão e um homem Ricardo, meu irmão, desarmando a bicicleta, tirando as rodas. No outro dia quem andou foi ele (risos).

Os presentes dos fãs aumentam nessa época do ano?
Meus fãs sempre me presenteiam. Às vezes fico até preocupada, porque eles gastam o dinheirinho deles. Ou uma flor, uma carta... Eu nomeio uma carta como um presente, porque eles dizem tantas coisas importantes ali, e às vezes estou precisando ler as coisas que estão ali naquele bilhete. Então, sou presenteada o tempo todo. É tão intenso que nem se diferencia no Natal.

Para você, o Carnaval vem antes do Natal e Ano Novo?
A festa que eu mais gosto é São João. Não tem para ninguém. Ai depois vem Carnaval, com certeza.. Eu adoro festa, acho que festa é a época... Se a gente fosse comemorar São João agora eu não ia me sentir confortável. Eu me divirto de acordo com o clima. Não é como a manga que só dava em dezembro, e agora dá em janeiro, fevereiro, março, abril... Perde o sabor, né?

E os preparativos para o Carnaval de 2012?
A mil por hora. Vai vir cheio de novidades!

E pode adiantar alguma novidade para 2012?
O meu plano para o futuro é continuar com a turnê do Madison. É um DVD que está nos rendendo muitas coisas boas, então tem a turnê internacional. Vou aos Estados Unidos, Europa, Ásia e África, mas também iremos a outras cidades do Brasil.

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 10 Abr 2012.