Relembre as melhores produções cinematográficas que abordaram o universo das corridas.
Fórmula 1
"Grand Prix", de John Frankenheinmer, é considerado o melhor filme sobre Fórmula 1 até hoje (Divulgação)
Velocidade, perigo, competição... Fãs de Fórmula 1 sabem que uma única corrida já teria todos os ingredientes para um bom filme. Mesmo assim, ainda há poucas produções sobre o tema nos cinemas.
O Guia da Semana decidiu investigar o assunto e descobriu sete filmes sobre Fórmula 1 que merecem uma chance – seja por mostrarem um lado diferente da história, seja por oferecerem um divertimento para quem gosta de velocidade.
Confira sete filmes sobre Fórmula 1:
Galeria de fotosGrand Prix (1966)
"Grand Prix", de John Frankenheinmer, é considerado o melhor filme sobre Fórmula 1 até hoje (Divulgação)
Grand Prix (1966)
Considerado o melhor filme sobre Fórmula 1 já produzido, “Grand Prix” foge do gênero documental que domina o tema e aposta numa abordagem mista de ficção e realidade. Dirigido por John Frankenheinmer, o filme traz James Garner no papel central do piloto Pete Aron, durante a temporada de 1966. Além dele, também são abordadas as histórias de Jean-Pierre Sarti, Scott Stoddard e Nino Barlini.
Jackie Stewart e Roman Polanski em filme de Frank Simon (Divulgação)
Weekend of a Champion (1972)
O longa de Frank Simon, produzido e protagonizado por Roman Polanski, foi restaurado para o Festival de Cannes de 2013, com cenas adicionais contendo conversas entre Polanski e o piloto Jackie Stewart. “Weekend of a Champion” acompanha o Grande Prêmio de Mônaco de 1972 pelos olhos do piloto (que era amigo próximo de Polanski).
François Cevert e Jackie Stewart dão seus depoimentos no documentário de 1975 (Divulgação)
One By One (1975)
Relançado em 1978 como “The Quick And The Dead” e conhecido também como “Champions Forever: The Formula One Drivers”, o documentário de Claude Du Boc reúne entrevistas raras com pilotos dos anos 70 (como François Cevert, Peter Revson, Jackie Stewart, Mike Hailwood e Niki Lauda) e aborda os riscos de estar na Fórmula 1 num período em que a mortalidade no esporte era altíssima.
James Hunt foi o exemplo de piloto bon vivant nos anos 70 (Divulgação)
When Playboys Ruled the World (2010)
James Hunt, o piloto “playboy” vivido por Chris Hemsworth em “Rush”, foi tema de um documentário produzido pela ITV em 2010. O filme gira em torno dele e de Barry Sheene, piloto de motociclismo que também levava um estilo de vida extremo – marcado por drogas e mulheres – paralelo à carreira. Dirigido por Gabriel Clarke e John McKenna.
O documentário sobre Ayrton Senna venceu dois BAFTAs (Divulgação)
Senna (2010)
O documentário que emocionou os fãs de Ayrton Senna ocupa um lugar especial no coração dos aficcionados por Fórmula 1. “Senna” é dirigido por Asif Kapadia e mostra a vida do piloto desde os tempos de Kart até as conquistas e a morte prematura, em 1994. O documentário venceu dois BAFTAs.
Rodrigo Santoro será o dono de uma equipe de corrida no filme "Focus", em pré-produção (Divulgação)
Focus (em pré-produção)
Rodrigo Santoro será o dono de uma equipe de Fórmula 1 no novo filme de Glenn Ficarra e John Requa. Ele e Will Smith serão antagonistas na ficção – mais focada no relacionamento conturbado entre Smith e Martog Robbie, que interpreta uma garota ambiciosa e traiçoeira com metade da sua idade. Santoro também desejará a garota e contratará o personagem de Smith para trabalhar nos bastidores das corridas.
Chris Hemsworth e Daniel Bruhl vivem os pilotos James Hunt e Niki Lauda em "Rush" (Divulgação)
Rush (2013)
O diretor Ron Howard escolheu a história ds pilotos Niki Lauda e James Hunt para levar às telas, numa emocionante trama de superação e rivalidade. Chris Hemsworth e Daniel Bruhl interpretam os pilotos.
Por Juliana Varella
Atualizado em 23 Nov 2013.
Mais notícias
Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro