Guia da Semana

Mesmo que o trabalho do cinema seja, na sua maioria, inventar histórias, os filmes inspirados em personagens reais também fazem muito sucesso nas telonas. Isso porque alguns músicos, escritores e até mesmo políticos têm vidas tão fascinantes ou polêmicas que acabam virando roteiros de sucesso nos cinema.

Os depoimentos, as curiosidades e as características de pessoas famosas sempre atraíram bastante o público às salas escuras através dos filmes biográficos, que, no ano passado, voltaram com tudo com filmes como Jobs, a biografia de Steve Jobs, e Diana, que conta a vida da princesa Diana.

Confira então a lista do Guia da Semana de filmes biográficos e conheça um pouco mais da vida pessoal de artistas renomados:

O Mordomo da Casa Branca (2013)

O filme O Mordomo da Casa Branca foi um sucesso de bilheteria no ano passado, com mais de US$ 175 milhões arrecadados no mundo inteiro. A trama se baseia livremente na história do jovem negro Eugene Allen que, após alguns fatos traumáticos, torna-se mordomo na Casa Branca de 1952 a 1986.

O Discurso do Rei (2010)

Ganhador de quatro Oscars, o Discurso do Rei conta a história do rei Jorge VI, que contrata Lionel Logue, um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira. Os dois homens tornam-se amigos enquanto trabalham juntos e, depois que seu irmão abdica, o rei confia em Logue para ajudá-lo a fazer um importante discurso no rádio no começo da Segunda Guerra Mundial.

Cazuza – O Tempo Não Pára (2004)

O filme Cazuza – O Tempo Não Pára retrata a emocionante e turbulenta vida do compositor e cantor Cazuza desde quando começou sua carreira, em 1981, o seu sucesso com a banda Barão Vermelho e sua morte em 1990, em função de complicações causadas pela AIDS.

Intocáveis (2011)

Com mais de US$ 420 milhões arrecadados com bilheteria, Intocáveis conta a história de Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem que acaba de passar seis meses na prisão e que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Mas, aos poucos, a amizade entre eles se fortalece, e Driss faz com que Philippe sinta prazer pela vida novamente.

Johnny e June (2005)

Ganhador do Oscar de Melhor Atriz em 2006, o filme Johnny e June mostra a história do artista country, Johnny Cash, desde sua infância trabalhando em uma fazenda de algodão até o sucesso em Memphis, onde gravou junto com Elvis Presley e Jerry Lee Lewis. No entanto, sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (interpretada por Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

Somos Tão Jovens (2011)

O filme Somos Tão Jovens conta a história de Renato Manfredini Júnior - nacionalmente conhecido por Renato Russo-, um garoto que depois de se mudar do Rio para Brasília em 1973, começou a sofrer de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o confinou à cadeira de rodas após uma cirurgia. Obrigado a ficar em casa e sendo tratado com morfina, o jovem começou a traçar seus planos de se tornar o maior roqueiro do Brasil, fundando, em 1979, a banda punk Aborto Elétrico, depois rompendo com o grupo para se tornar o "Trovador Solitário" e, mais tarde, criando a famosa banda Legião Urbana.

Diana (2013)

Diana é um filme de drama biográfico de 2013, dirigido por Oliver Hirschbiegel, sobre os últimos dois anos da vida de Diana, Princesa de Gales. O roteiro é baseado em livro de Kate Snell “Diana: Her Last Love” e foi escrito por Stephen Jeffreys. O longa conta detalhes do momento em que Diana (Naomi Watts) está prestes a se divorciar de Charles e do seu relacionamento com o médico Hasnat Khan.

Hotel Ruanda (2004)

O filme relata o triste conflito político ocorrido em Ruanda, que levou à morte quase um milhão de pessoas. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina, interpretado por Don Cheadle, que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

Capote (2005)

Vencedor de um Oscar e de um Globo de Ouro, o filme conta a história de vida do escritor americano Truman Capote enquanto ele investiga o assassinato de alguns moradores de uma pequena cidade do Kansas, que serve de trama para o livro A Sangue Frio.

Jobs (2013)

Protagonizado por Ashton Kutcher, a produção da Five Star Feature Films conta a história de como Steve Jobs deixou de ser um hippie sem foco nos estudos e passou a liderar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple. Steve Jobs era um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomodava de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que fazia com que tivesse dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 14 Mai 2014.