Guia da Semana

10 Grandes Compositores do Cinema

Confira uma lista com os maiores mestres das trilhas sonoras.

O que seria do cinema sem música? A trilha sonora faz toda a diferença em uma produção, é ela que cria o clima, que possibilita o suspense e intensifica a emoção e a graça das cenas. Ou alguém consegue imaginar o Indiana Jones aparecendo nas telonas sem cantarolar "tan taran taaan, tan taraaan..."?

+ 9 trilhas sonoras de filmes que você tem que ouvir
+ Confira as estreias da semana nos cinemas
+ 10 desenhos clássicos que viraram filmes

Criar uma lista com os principais compositores é uma tarefa difícil. As trilhas memoráveis são muitas. De Psicose a O Poderoso Chefão, há diversos temas a serem lembrados. Mas sempre existem aqueles que entram para a história e ficam em nossa memória.

Confira alguns dos mestres das trilhas:

Bernard Herrmann
Não há como fazer suspense sem algumas notas apavorantes. Criador do tema de Psicose e diversos outros clássicos de Alfred Hitchcock, Bernard Herrmann fez história no cinema. Também foi ele quem criou a trilha de Cidadão Kane e arrepiou os fãs de Taxi Driver com "A Nice Piece For An Orchestra".



John Williams
Com 48 indicações ao Oscar, John Williams é celebrado como um dos maiores nomes das trilhas sonoras. Em uma longa parceria com Steven Spielberg, assina temas memoráveis como Indiana Jones, Jurassic Park, Superman, E.T. - O Extraterrestre, Tubarão e muitos outros. Além, é claro, do clássico Star Wars, em que imortalizou a marcha imperial.



Jerry Goldsmith
Como é muito perigoso brincar com a rivalidade Star Wars X Star Trek, não podemos deixar de mencionar Jerry Goldsmith. Além da famosa ficção científica, o compositor também foi responsável por clássicos como O Planeta dos Macacos, Poltergeist e A Profecia.



Alfred Newman
Não existe a possibilidade de você nunca ter ouvido uma trilha de Alfred Newman. Duvida? Se você já viu alguma produção da Fox Film (ou pelo menos o trailer), já escutou a clássica abertura "Twentieth Century-Fox Fanfare". Além disso, ele empregou toda a sua sensibilidade nos arranjos de: Morro dos Ventos Uivantes, Como Era Verde o Meu Vale, A Canção de Bernadette e O Diário de Anne Frank.



Nino Rota
Com toda a certeza a mais famosa criação do italiano Nino Rota é o tema de O Poderoso Chefão, que se tornou um clássico, quase tão conhecido quanto filme. Mas a obra do compositor não para por aí, Romeu e Julieta e A Doce Vida tabém têm trilha do italiano.



Alan Menken
A infância de muitas crianças foi embalada por composições de Alan Menken, que assina a trilha sonora de diversas animações da Disney. De A Pequena Sereia a Pocahontas, passando por A Bela e a Fera e Aladin, já venceu diversos Oscars. Menken segue criando para histórias de fantasia, hoje com versões para clássicos da Disney, como em Espelho, Espelho Meu



Hans Zimmer
Uma animação também rendeu um Oscar para Hans Zimmer, responsável pela trilha de O Rei Leão. Entre os grandes trabalhos do compositor, estão ainda Gladiador, Pearl Harbor e, recentemente, Piratas do Caribe, Batman - O Cavaleiro das Trevas e A Origem. Até agora foram mais de 100 trilhas, colecionando sucessos em filmes de ação.



Danny Elfman
Outro nome que vem fazendo muito sucesso com suas criações musicais para o cinema é Danny Elfman. O compositor iniciou sua carreira nas trilhas em uma parceria com o diretor Tim Burton, que rendeu filmes como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas. Os Simpsons e Homens de Preto estão entre os grandes destaques de Elfman.



Max Steiner
Além de criar centenas de clássicos para o cinema, Max Steiner é considerado pioneiro na composição de músicas exclusivas para filmes. Ele fez história gravando o tema de King Kong com 45 músicos e ainda criou as memoráveis trilhas de E o Vento Levou, Don Juan e Casablanca.



Henry Mancini
A Pantera Cor-de-Rosa não só marcou a carreira de Henry Mancini, como ficou gravada na cabeça de todos. Não podemos deixar de lembrar de Moon River, criada por Mancini, com letra de Johnny Mercer, e eternizada por Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo.

Atualizado em 16 Out 2013.

Por Luísa Venter
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Cinemark inaugura nova unidade no shopping West Plaza

Cinema é o mais completo da rede na capital paulista e marca os 20 anos da empresa no Brasil

10 Filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em outubro de 2017

Sequência de “Blade Runner” e novo filme de Kathryn Bigelow são destaques

Bilheterias: Kingsman 2 supera It – A Coisa e tem abertura melhor que o longa original

Filme chega ao Brasil na próxima quinta-feira, 28

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revela pôster e primeiras atrações

Vencedores da Palma de Ouro e do Festival de Toronto são destaques entre os filmes confirmados na programação

Estreias da semana: "Mãe!", "Esta é a Sua Morte – O Show" e mais 6 filmes

Suspense de Darren Aronofsky com Jennifer Lawrence promete dividir opiniões

“Ensaio Sobre a Cegueira” tem sessão gratuita com debate no MIS

Filme será acompanhado por bate-papo com historiadora