Guia da Semana

Tem que estudar e não tem jeito de escapar, mas tem hora que bate aquele cansaço de sala de aula ou até mesmo de ficar em casa mergulhados em livro. Nessas horas, é bom dar uma respirada para poder seguir em frente.

+ 13 fatos sobre o filme Sexta-Feira 13 que você não sabia
+ 12 filmes baseados em livros do Stephen King que você tem que ver

Mas se você não quiser se desligar totalmente dos estudos, uma boa idéia é ver algum filme que aborda fatos históricos que aconteceram ao redor do mundo.

Pensando nisso, fizemos uma lista de filmes que, de uma forma ou de outra, vão te ajudar quando chegar o momento do provão.

Dr. Fantástico - Guerra Fria

Jack Ripper é um general malucão que durante uma reunião entre as nações ameaça jogar uma bomba nuclear na União Soviética. Outros chefes de Estado fazem de tudo para evitar o ataque. Em 1989, o filme foi considerado "culturalmente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e o longa está preservado no Registro Nacional de Filmes.

Você pode ver também: “13 Dias Que Abalaram o Mundo” e “Boa Noite Boa Sorte”

Os Miseráveis – História Francesa

Jean Valjean foi preso por roubar um pão e depois de cumprir a pena é posto em liberdade. Acontece que, durante a Revolução Francesa, a população sofria com a miséria e as coisas para Jean se tornam ainda mais difíceis por ser um ex-presidiário.

Você pode ver também: “Maria Antonieta” e “Joana D'Arc”

Nascido em 4 de Julho – Guerra do Vietnã

Tom Cruise vive um soldado que fica paraplégico durante o combate na Guerra do Vietnã. Quando ele se vê nessas condições, começa a questionar a guerra e vira um ativista político contra seu país. O filme aborda as questões dramáticas às quais os soldados eram submetidos na guerra.

Você pode ver também: “Nascido Para Matar” e “Apocalipse Now”

Guerra de Canudos – Guerra Canudos

O filme aborda a luta dos sertanejos contra o poder público. A história gira em torno de uma família sertaneja que se separa quando a filha mais velha decide recusar acompanha-los na peregrinação de Antônio Conselheiro.

Você pode ver também: “Vidas Secas”

Adeus, Lenin – Queda do muro de Berlim

Alexander é um jovem que vive no lado oriental de Berlim e vai às ruas protestar contra o governo. Sua mãe, "casada com a pátria socialista", como ele mesmo define, sofre um ataque cardíaco, fica em coma por oito meses e com isso não presencia a queda do muro de Berlim.

► Você pode ver também: “A Vida dos Outros" e "Asas do Desejo”

O Nome da Rosa – Idade Média

Sean Connery vive um monge franciscano que chega a um mosteiro no norte da Itália levando um noviço, interpretado por Christian Slater. Sua ideia é participar de um conclave mas vários assassinatos começam a acontecer no mosteiro.

► Você pode ver também: “Cruzada” e “Sétimo Selo"

Lincoln - Guerra de Secessão

O filme aborda a tentativa de Abraham Lincoln em aprovar na Câmara dos Deputados dos EUA uma emenda na Constituição para abolir formalmente a escravidão nos Estados Unidos. Mas uma batalha entre o norte e o sul do país dificultam as coisas.

Você pode ver também: “O Nascimento de Uma Nação”

O Pianista – Segunda Guerra e Holocausto

O pianista Władysław Szpilman é um judeu-polonês que trabalha em uma rádio em Varsóvia e presenciou as primeiras bombas que caíram na cidade, inclusive, uma delas atingiu a rádio. A partir daí, começa a caça aos judeus e sua família é uma das que não consegue escapar.

► Você pode ver também: “Lista de Schindler” e “O Menino Do Pijama Listrado”

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias - Ditadura

Um casal é perseguido pela ditadura militar e, para fugir, precisam deixar o filho de 12 anos com o avô. Assim que chegam na casa são surpreendidos com a morte do avô. Como os pais estão “saindo de férias”, o garoto acaba ficando com o vizinho que é judeu. O filme foi indicado ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro.

► Você pode ver também: “O Que É Isso Companheiro?” e “Lamarca”

Desmundo – Colonização portuguesa no Brasil

Em uma tentativa de acabar com a miscigenação dos portugueses com índios, a coroa portuguesa enviava órfãs pra cá. O filme é baseado no livro da escritora cearense Ana Miranda.

► Você pode ver também: “Xica da Silva” e “A Missão”

Uma Aventura na África - Primeira Guerra

É um romance improvável entre o capitão Charlie Allnut e e a missionária Rose Sayer, interpretado por Katharine Hepburn. Os dois se conhecem durante uma missão na África ao mesmo tempo em que acontece a Primeira Guerra Mundial.

► Você pode ver também: “Lawrence da Arábia” e “O Despertar”

Por Juliana Andrade

Atualizado em 17 Mar 2016.