Guia da Semana

Música já é legal e quando é acompanhada por um bom videoclipe fica melhor ainda. Vários músicos e bandas realmente se dedicam quando o assunto é clipe e a inspiração vem de todos os lugares, inclusive do cinema.

+ 10 filmes que talvez você não saiba que são remake
+ Músicas que você nem imaginava que eram inspiradas em livros
+ 7 filmes que previram ou inspiraram as tecnologias de hoje

Mas se você anda meio perdidão e não se liga muito nessas referências e conceitos, fizemos um apanhadão dos videoclipes mais legais inspirados em clássicos do cinema. Veja só:

"Express Yourself" - Madonna

Filme: Metropolis
Foi o primeiro vídeo clipe que custou mais de um milhão de dólares, e é considerado um dos melhores vídeo de música de todos os tempos. Gravado em 1989 pelo diretor David Fincher, a história foi inspirada no clássico filme sci-fi do cineasta Fritz Lang, Metropolis.

"Everlong" - Foo Fighters

Filme: The Evil Dead
Em 1998, "Everlong" foi nomeado para Melhor Vídeo de Rock no MTV Video Music Awards, mas acabou perdendo para “Pink”, do Aerosmith. O vídeo foi dirigido pelo incrível Michel Gondry, que se inspirou no filme “The Evil Dead”, do diretor Sam Raimi, e criou essa paródia surrealista do longa.

"Last Cup of Sorrow" - Faith No More

Filme: Vertigo
É uma pena que mais vídeos de música não são inspirados nas obras do super diretor Alfred Hitchcock. Mas a banda Faith No More vai além de uma simples referência ao cineasta e faz recriações sinistras do filme. Aqui, o vocalista Mike Patton chega a reencarnar o personagem de James Stewart.

"Body Movin” - Beastie Boys

Filme: Danger: Diabolik
Esta é uma homenagem que faz referência ao filme “Danger: Diabolik”, do diretor italiano Mario Brava. A paródia é uma verdadeira sátira das marmeladas que podem acontecer em um filme de espionagens. Na época, o vídeo original foi considerado violento demais e por isso existem duas versões.

"Rush Rush" - Paula Abdul

Filme: Rebelde Sem Causa
James Dean em “Rebelde Sem Causa” foi a inspiração para o diretor Stefan Würnitzer em 1991. No clipe de uma das faixas mais famosas de Paula Abdul, o ator Keanu Reeves foi a versão moderna do ícone da rebeldia.

"Oh Father" - Madonna

Filme: Cidadão Kane
Esse é um dos vídeos mais emocionantes da Madonna. Aqui ela relembra a história de sua vida, passando pelo seu pai, que era um moralista repressor e sua falecida mãe. De acordo com a escritora feminista E. Ann Kaplan, o vídeo foi inspirado visualmente no filme de Orson Welles, “Cidadão Kane”, de 1941. Ela descreveu o clipe como "em termos culturais é uma história típica de adolescentes ocidentais".

"California Love" - Tupac feat. Dr. Dre

Filme: Mad Max, Além da Cúpula do Trovão
Existem duas versões de clipes para a música dos rappers Tupac e Dr. Dre. Tanto a primeira como a segunda, são inspirada no “Mad Max, Além da Cúpula do Trovão”, terceiro filme da série Mad Max. No clipe, o ator Chris Tucker lidera uma tribo em guerra em pleno deserto em 2095.

"Tonight, Tonight" - Smashing Pumpkins

Filme: Viagem à Lua
Uma das músicas mais bonitas do Smashing Pumpkins, também ganhou um belíssimo vídeo clipe com referência ao filme mudo “Viagem à Lua”, do diretor francês Georges Méliès. O clipe foi todo filmado em um estilo de cinema mudo mesmo, com cenários estilo teatro e efeitos bem primitivos.

“The Kill” – 30 Seconds to Mars

Filme: O Iluminado
Várias cenas são baseadas no clássico filme do Stanley Kubrick. Jared Leto e os integrantes da banda chegam a um hotel vazio onde acontecem diversas coisas estranhas. Inclusive, tem também a famosa cena da máquina e do homem em uma fantasia de urso.

“The Universal” - Blur

Filme: Laranja Mecânica
Desta vez, Stanley Kubrick entra na lista com "Laranja Mecânica". A banda britpop leva para as telas uma versão mais moderna da história. Você vai fazer a ligação com o filme já no primeiro momento, tanto pelo cenário quanto o figurino.

“Everybody Hurts”- R.E.M.

Filme: 8 ½
Federico Fellini foi a inspiração para uma das músicas mais bonitas do R.E.M. O diretor Jake Scott colocou a banda inteira em um engarrafamento na ponte Fredericksburg Road, em San Anonio, no Texas, assim como aparece no inicio do filme do Fellini.

“All These Things That I've Done” - The Killers

Filme: Faster, Pussycat! Kill! Kill!
Esse clipe também tem duas versões, mas foi na segunda que os integrantes do The Killers usaram de referência o filme trash de 1965 "Faster, Pussycat! Kill! Kill!".

“Timing is Running Out” - Muse

Filme: Dr. Fantástico
Stanley Kubrick mais uma vez na lista! O diretor é adorado por muitos e a galera do Muse também não deixou de prestar a sua homenagem ao cineasta. No vídeo "Time Is Running Out", oficiais militares em uma reunião e marchando ao redor de uma mesa remetem ao longa “Dr. Fantástico”.

“Linger” - The Cranberries

Filme: Alphaville
Em 1993, o diretor Melodie McDaniels optou por capturar o visual e a sensação do filme “Alphaville”, de Jean-Luc Godard. Além de recriar cenas em paralelo ao filme, os integrantes da banda vestiam trajes similar aos do longa.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Set 2013.