Guia da Semana

Organizadores da Mostra e representantes dos parceiros apresentam evento aos jornalistas.

Entre 19 de outubro e 1º de novembro, São Paulo abriga a 31º Mostra Internacional de Cinema, que neste ano tem em sua programação mais de 400 filmes que serão exibidos em 19 salas, além das tradicionais exibições no vão livre do Masp. Tendo na abertura o novo longa de Hector Babenco, O Passado, o evento terá como um dos convidados de honra o ator mexicano Gael García Bernal, que apresenta mais duas produções além desta.

Homenagens

Também presentes na mostra, o diretor francês Claude Lelouch e o chinês Jia Zhang-Ke apresentam seus novos trabalhos - Crime de Autor e Inútil, respectivamente - além de receberem uma retrospectiva da carreira, o que acontece também com Jean-Paul Civeyrac. O crítico Serge Daney, da Cahiers du Cinéma, também ganha uma homenagem, com debates falando sobre as opiniões dele sobre os filmes atuais se estivesse vivo. Será também lançada uma coletânea de críticas do francês, no livro A Rampa.

A África estará representada pelos 17 filmes vencedores do FESPACO, o Festival de Burkina Faso, desde que foi criado em 1972. Já a Alemanha, terá um debate sobre o papel da televisão na produção de cinema, com participação do diretor de cinema do canal ZDF. Além deles, o cineasta brasileiro Zé do Caixão terá dois de seus filmes exibidos, À Meia Noite Levarei Tua Alma e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver. Também será mostrado um trecho de seu novo longa, Encarnação do Demônio.

O Passado, de Hector Babenco.
Diretores

Tradicionalmente a Mostra é um espaço para conferir os novos trabalhos de alguns dos principais diretores do mundo, e que ainda demorará a chegar nos cinemas daqui. Estão selecionados filmes como I´m Not There, de Todd Haynes, Lust, Caution, de Ang Lee, Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Coen, Império dos Sonhos, de David Lynch, Redacted, de Brian de Palma, Paranoid Park, de Gus Van Sant, e À Prova de Morte, de Quentin Tarantino.

Garimpo

Porém, a grande quantidade de filmes faz com que o espectador garimpe a programação até achar algo que valha a pena, como sugere o próprio cartaz deste ano. Sempre criado por cineastas que terão algum destaque na edição, o da 31ª edição foi feito por Babenco, que estampa sua própria foto em busca de ouro, numa metáfora aos cinéfilos. Além de ter seu filme na abertura, o diretor ganhou o prêmio do público da 1ª edição, com Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia, em 1977.

A Via Láctea, de Lina Chamie.
Para quem acompanha as notícias sobre os festivais internacionais, a busca dos melhores filmes será mais fácil. Estão presentes alguns dos concorrentes e vencedores das principais premiações do mundo, como Irina Palm, Control, Amor nos Tempos do Cólera, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, Cada Um Seu Cinema, Entrevista, além dos brasileiros Mutum, Estômago, Casa de Alice, O Banheiro do Papa, A Via Láctea, entre outros.

Sessões Gratuitas

Quem quiser acompanhar a Mostra pode comprar um ingresso permanente, na Central da Mostra, ou adquirir ingressos individuais que custam R$ 13,00 de segunda a quinta e R$ 16,00 nos fins de semana. Mas há também as sessões gratuitas. A mais comentada é a do Vão Livre do Masp, sempre às 19h, que se junta às realizadas no Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Faap e Memorial da América Latina. Para os estudantes secundaristas, existe o Festival da Juventude, que agenda com escolas estaduais duas sessões diárias no Memorial, além de duas sessões livres no Cine Bombril.

I´m Not There, de Todd Haynes.
Além dos filmes

Como para o evento, cinema não são apenas para os filmes, há o lounge da mostra, no 5º andar do Shopping Frei Caneca, que sempre abrigará debates com cineastas, críticos, além de convidados que promovem lançamentos de livros com o cinema como tema. Para os executivos da área, haverá encontros para a venda das produções brasileiras para o resto do mundo. E nos bastidores, jurados selecionarão, junto com o público, os melhores filmes para a premiação final. Boa sessão!

Serviço:

Maiores informações pelo site www.mostra.org ou na Central da Mostra.
Av. Paulista, 2073
Conjunto Nacional
Ao lado do Cine Bombril

Atualizado em 6 Set 2011.